Foto de Janaína R.
Janaína há 4 anos
Enviada pelo
Site

O que é didática intercultural

O que é Didática intercultural

Pedagogia Pedagogia
4 respostas
Professora Joseane R.
Respondeu há 4 anos
Contatar Joseane
Metodologias que facilitam o desenvolvimento de aprendizagem e está direitamente ligada a aproximação curricular escolar a prática quotidiana de cada indivíduo.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professor Ramiro F.
Respondeu há 4 anos
Contatar Ramiro

Foi definida por Dimitrov e Haque (2016) como “a capacidade que os professores têm de interagir com os alunos de uma forma que apóie a aprendizagem daqueles que são linguística, cultural, social ou por outras maneiras, diferentes do instrutor ou uns dos companheiros de turma, em uma definição muito ampla de diferença percebida e identidade grupal." De modo geral, a identidade liga-se, por sua vez, ao pertencimento (exemplo: reconhecimento étnico). 

 

A didática intercultural abrange três espécies de subcompetência: 

  • as competências fundamentais incluem o conhecimento do instrutor sobre sua própria posição e capacidade de responder às diferenças;
  • as competências de facilitação  concentram-se na capacidade do instrutor de criar um ambiente de aprendizagem seguro e inclusivo e promover o diálogo na sala de aula; e
  • As competências de design de currículo constituem a capacidade de enriquecer o currículo com diversas perspectivas por meio da seleção de conteúdo, atividades de aprendizagem, avaliações e modelagem.

REFERÊNCIA

(em inglês) 

Dimitrov, N. & Haque, A. (2016). Competência de ensino intercultural: uma estrutura multidisciplinar para a reflexão do instrutor. Educação Intercultural: Aprendizagem nas Intersecções Interculturais. 27 (5). 437-456. doi: 10.1080 / 14675986.2016.1240502

 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Keterluci G.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 4 anos
Contatar Keterluci

Uma Prática Pedagógica que valorize as diferenças. Reconhecendo a diferenças culturais existentes na sociedade, em nosso contexto social. As escolas em uma maneira geral, não trabalham, não sabem trabalhar uma didática não padronizada. Isso  Devido a nossa situação política. O Sistema leva a isso.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Lia L.
Respondeu há 4 anos
Contatar Lia
Trata-se de uma proposta de atividades em sala que incluam a diversidade cultural, que traga perspectivas de culturas diferentes, diversas formas de se relacionar, de compreender o mundo para além da visão tradicional, além da relação do professor como autoridade q detem o conhecimento. Possibilita aprender com outras pessoas e referências como aprender sobre religião ouvindo pesdoas de varias religiões, aprender sobre orientação sexual ouvindo pessoas de varias orientações, aprender sobre culturas indigenas com os indigenas. É permitir que o aluno escute a diversidade cultural pelos seus protagonistas e não apenas pela voz do professor. Permitir que o o aluno seja curioso e traga também sua história e sua experiência de vida para o contexto da aprendizagem.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa