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Pcn de matemática

1) De acordo com PCN DE MATEMÁTICA quais as razões pelas quais o ensino de matemática é importante na educação formal? 2) Escolha um dos objetivos do ensino da matemática para ensino fundamental citados no começo do documento e comente. 3) Qual o papel do ensino da Matemática no Ensino Fundamental? 4) Dentre os conteúdos sugeridos pelo PCN, escolha um comente de que forma podemos associa-lo com o cotidiano e como justificaríamoa sua importância para os alunos? 5) Avaliar não é uma tarefa fácil, no ensino da Matemática isso se torna mais complexo devido a sua complexidade e sua dureza que muitas vezes a matemática sugere, dessa forma segundo o PCN quais os critérios gerais para a avaliação em matemática? Faça seu comentário crítico. Quem puder responder agradeço e de quebra já vou escolher como o professor auxiliar em uma outra atividade avaliativa que vai acontecer na próxima semana. Boa noite!!!
Pedagogia
1 resposta
Professor Paulo J.
Respondeu há 4 anos
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1)O papel que a Matemática desempenha na formação básica do cidadão brasileiro norteiaestes Parâmetros. Falar em formação básica para a cidadania significa falar da inserção das pessoasno mundo do trabalho, das relações sociais e da cultura, no âmbito da sociedade brasileira.A pluralidade de etnias existente no Brasil, que dá origem a diferentes modos de vida, valores,crenças e conhecimentos, apresenta-se para a educação matemática como um desafio interessante.Os alunos trazem para a escola conhecimentos, idéias e intuições, construídos através dasexperiências que vivenciam em seu grupo sociocultural. Eles chegam à sala de aula com diferenciadasferramentas básicas para, por exemplo, classificar, ordenar, quantificar e medir. Além disso, aprendema atuar de acordo com os recursos, dependências e restrições de seu meio.A par desses esquemas de pensamentos e práticas, todo aluno brasileiro faz parte de umasociedade em que se fala a mesma língua, se utiliza o mesmo sistema de numeração, o mesmosistema de medidas, o mesmo sistema monetário; além disso, recebe informações veiculadas pormeio de mídias abrangentes, que se utilizam de linguagens e recursos gráficos comuns,independentemente das características particulares dos grupos receptores.Desse modo, um currículo de Matemática deve procurar contribuir, de um lado, para avalorização da pluralidade sociocultural, impedindo o processo de submissão no confronto comoutras culturas; de outro, criar condições para que o aluno transcenda um modo de vida restrito aum determinado espaço social e se torne ativo na transformação de seu ambiente.A compreensão e a tomada de decisões diante de questões políticas e sociais tambémdependem da leitura e interpretação de informações complexas, muitas vezes contraditórias, queincluem dados estatísticos e índices divulgados pelos meios de comunicação. Ou seja, para exercera cidadania, é necessário saber calcular, medir, raciocinar, argumentar, tratar informaçõesestatisticamente, etc.Da mesma forma, a sobrevivência numa sociedade que, a cada dia, torna-se mais complexa,exigindo novos padrões de produtividade, depende cada vez mais de conhecimento. Uma característica contemporânea marcante é que na maioria dos campos profissionais otempo de um determinado método de produção não vai além de cinco a sete anos, pois novasdemandas surgem e os procedimentos tornam-se superados. Isso faz com que o profissional tenhaque estar num contínuo processo de formação e, portanto, “aprender a aprender” é tambémfundamental.Novas competências demandam novos conhecimentos: o mundo do trabalho requer pessoaspreparadas para utilizar diferentes tecnologias e linguagens (que vão além da comunicação oral eescrita), instalando novos ritmos de produção, de assimilação rápida de informações, resolvendo epropondo problemas em equipe.Para tanto, o ensino de Matemática prestará sua contribuição à medida que forem exploradasmetodologias que priorizem a criação de estratégias, a comprovação, a justificativa, a argumentação,o espírito crítico, e favoreçam a criatividade, o trabalho coletivo, a iniciativa pessoal e a autonomiaadvinda do desenvolvimento da confiança na própria capacidade de conhecer e enfrentar desafios.É importante destacar que a Matemática deverá ser vista pelo aluno como um conhecimentoque pode favorecer o desenvolvimento do seu raciocínio, de sua capacidade expressiva, de suasensibilidade estética e de sua imaginação.

2) A matematica deve propiciar ao aluno o maximo de desenvolvimento de seu raciocinio lógico. No mundo em que vivemos hojé,onde, pela grande evolução global, as pessoas estão deixando de ter posições fixas em seus cargos e estão assumindo cada vez um papel de assumir funções, princimpalmente para subrir necessidades que as empresas carecem, é fundamental ter um bom reciocinio lógico para ter o poder de resolver problemas com muita qualidade e eficacia.

3)A Matemática comporta um amplo campo de relações, regularidades e coerências que despertam a curiosidade e instigam a capacidade de generalizar, projetar, prever e abstrair,favorecendo a estruturação do pensamento e o desenvolvimento do raciocínio lógico. Faz parte da vida de todas as pessoas nas experiências mais simples como contar, comparar e operar sobre quantidades. Nos cálculos relativos a salários, pagamentos e consumo, na organização de atividades como agricultura e pesca, a Matemática se apresenta como um conhecimento de muita aplicabilidade.Também é um instrumental importante para diferentes áreas do conhecimento, por ser utilizada em estudos tanto ligados às ciências da natureza como às ciências sociais e por estar presente na composição musical, na coreografia, na arte e nos esportes.Essa potencialidade do conhecimento matemático deve ser explorada, da forma mais ampla possível, no ensino fundamental.Para tanto, é importante que a Matemática desempenhe, equilibrada e indissociavelmente,seu papel na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento, na agilização do raciocínio dedutivo do aluno, na sua aplicação a problemas, situações da vida cotidiana e atividades do mundo do trabalho e no apoio à construção de conhecimentos em outras áreas curriculares.

4)calculo mental: a nossa mente é uma maquina que trabalha o tempo todo. mesmo quando o aluno termina sua jornadiaria de estudos e retorna para casa ele continuada a trabalhar e desenvolver calculos em sua mente. exemplo: ao pegar o onibús pra ir para casa ele tem que calcular a hora atual e quanto tempo ele provavelmente gasta de sua atual localização até o ponto do onibús para poder chegar a tempo de pegar a condução.

5)Critérios de avaliação de Matemáticapara o primeiro ciclo: Os critérios indicados apontam aspectos considerados essenciais em relação às competênciasque se espera que um aluno desenvolva até o final do primeiro ciclo. Apresentam-se numa formaque permite a cada professor adequá-los em função do trabalho efetivamente realizado em sua salade aula.Resolver situações-problema que envolvam contagem e medida, significados dasoperações e seleção de procedimentos de cálculoEspera-se que o aluno resolva problemas expressos por situações orais, textos ourepresentações matemáticas e utilize conhecimentos relacionados aos números, às medidas, aossignificados das operações, selecionando um procedimento de cálculo pessoal ou convencional eproduzindo sua expressão gráfica. Ao finalizar este ciclo, os diferentes significados das operaçõesnão estão consolidados; por isso, os problemas devem abordar os significados que já foram apropriadospelos alunos, priorizando as situações de adição e subtração.Ler e escrever números, utilizando conhecimentos sobre a escrita posicionalEspera-se que o aluno seja capaz de utilizar o número como um instrumento para representare resolver situações quantitativas presentes no cotidiano, evidenciando a compreensão das regrasdo sistema de numeração decimal.Comparar e ordenar quantidades que expressem grandezas familiares aos alunos,interpretar e expressar os resultados da comparação e da ordenaçãoEspera-se que o aluno tenha noção de quantidade e utilize procedimentos para identificar ecomparar quantidades, em função da ordem de grandeza envolvida, e seja capaz de ordenarquantidades, localizar números em intervalos, numa seqüência numérica (o “limite” da seqüêncianumérica é estabelecido em função do que for possível avançar, considerando-se as experiênciasnuméricas da classe).Medir, utilizando procedimentos pessoais, unidades de medida não-convencionaisou convencionais (dependendo da familiaridade) e instrumentos disponíveis econhecidosEspera-se que o aluno saiba medir fazendo uso de unidades de medida não-convencionais,que sejam adequadas ao atributo que se quer medir. O conhecimento e uso de unidades einstrumentos convencionais não são essenciais até o final do primeiro ciclo e dependem da famili-aridade que os alunos possam ter com esses elementos em situações do cotidiano. Outro aspecto aser observado é a capacidade do aluno de realizar algumas estimativas de resultados de medições.Localizar a posição de uma pessoa ou um objeto no espaço e identificar característicasnas formas dos objetosEspera-se que o aluno utilize elementos de posição como referência para situar-se emovimentar-se em espaços que lhe sejam familiares, assim como para definir a situação de umobjeto num determinado espaço. É importante também verificar se ele é capaz de estabelecersemelhanças e diferenças entre os objetos, pela observação de suas formas. A expressão dessasobservações é feita por meio de diferentes representações (gráficas, orais, com materiais, etc.).

Critérios de avaliação de Matemática apara o segundo ciclo: Os critérios indicados apontam aspectos considerados essenciais em relação às competênciasque se espera que um aluno desenvolva até o final do segundo ciclo. Apresentam-se numa formaque permite a cada professor adequá-los em função do trabalho efetivamente realizado em sua salade aula.Resolver situações-problema que envolvam contagem, medidas, os significados dasoperações, utilizando estratégias pessoais de resolução e selecionando procedimentosde cálculoEspera-se que o aluno resolva problemas utilizando conhecimentos relacionados aos númerosnaturais e racionais (na forma fracionária e decimal), às medidas e aos significados das operações,produzindo estratégias pessoais de solução, selecionando procedimentos de cálculo, justificandotanto os processos de solução quanto os procedimentos de cálculo em função da situação proposta.Ler, escrever números naturais e racionais, ordenar números naturais e racionaisna forma decimal, pela interpretação do valor posicional de cada uma das ordensEspera-se que o aluno saiba ler, escrever, ordenar, identificar seqüências e localizar, emintervalos, números naturais e números racionais na forma decimal, pela identificação das principaiscaracterísticas do sistema de numeração decimal.Realizar cálculos, mentalmente e por escrito, envolvendo números naturais eracionais (apenas na representação decimal) e comprovar os resultados, por meiode estratégias de verificaçãoEspera-se que o aluno saiba calcular com agilidade, utilizando-se de estratégias pessoais econvencionais, distinguindo as situações que requerem resultados exatos ou aproximados. Éimportante também avaliar a utilização de estratégias de verificação de resultados, inclusive as quefazem uso de calculadoras.Medir e fazer estimativas sobre medidas, utilizando unidades e instrumentos demedida mais usuais que melhor se ajustem à natureza da medição realizadaEspera-se avaliar se o aluno sabe escolher a unidade de medida e o instrumento mais adequadoa cada situação, fazer previsões razoáveis (estimativas) sobre resultados de situações que envolvamgrandezas de comprimento, capacidade e massa, e saiba ler, interpretar e produzir registros utilizandoa notação convencional das medidas.Interpretar e construir representações espaciais (croquis, itinerários, maquetes),utilizando-se de elementos de referência e estabelecendo relações entre elesEspera-se que o aluno identifique e estabeleça pontos de referência e estime distâncias aoconstruir representações de espaços conhecidos, utilizando adequadamente a terminologia usualreferente a posições.

Reconhecer e descrever formas geométricas tridimensionais e bidimensionaisEspera-se que o aluno identifique características das formas geométricas tridimensionais ebidimensionais, percebendo semelhanças e diferenças entre elas (superfícies planas e arredondadas,formas das faces, simetrias) e reconhecendo elementos que as compõem (faces, arestas, vértices,lados, ângulos).Recolher dados sobre fatos e fenômenos do cotidiano, utilizando procedimentos deorganização, e expressar o resultado utilizando tabelas e gráficosEspera-se que o aluno saiba coletar, organizar e registrar informações por meio de tabelas egráficos, interpretando essas formas de registro para fazer previsões.

 

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