Pedagogia matema
9)Considere as frases abaixo sobre a função docente para enfrentamento dos desafios para o ensino da matemática.
A concepção que fundamenta e afirma o papel do professor como transmissor de conhecimentos dos outros, aplicador de instrumentos e manuais didáticos e controlador dos tempos e dos espaços educativos.
PORQUE
A necessidade de articulação das relações professor/aluno/conhecimentos, de modo que professores e alunos se constituam como investigadores num processo de pesquisa-ação participante, e em meio às quais o professor necessita conhecer a matemática histórica e cientificamente construída para orientar os alunos e prosseguir na investigação de respostas e apontamentos para questionamentos e problemas que, de alguma forma, aparecem presentes no contexto da sala de aula, mobilizando experiências diversas e constituindo outras novas, o que abarca múltiplas formas de ensinar, de aprender, de se relacionar, de produzir sentidos e de construir conhecimentos matemáticos.
Agora, considere o tipo de relação entre as afirmações acima, considerando a necessidade de transformação das práticas docentes no que diz respeito ao ensino da matemática na educação básica.
Ambas as afirmações são verdadeiras.
A segunda afirmação é consequência da primeira.
Ambas as afirmações são falsas.
A primeira afirmação contradiz a segunda.
As afirmações são verdadeiras e apresentam relação de causa e
consequência.