PNE - Plano Nacional de Educação > Plano de dez em dez anos - É uma política de Educação Nacional
PPP - Projeto Político Pedagógico é o documento norteador das ações de uma escola.
DCN - Diretrizes Curriculares Nacionais - Já foi substituido pela BNCC - Base Nacional Comum Curricular
PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais -
Tudo isso são políticas que norteiam o currículo, mas enquanto o DCN ou a BNCC e os PCNs ou RCNs são diretrizes e sugestões nacionais que dão norte e direcionamento nacional para uma política pública de currículo, o PNE traz metas educacionais nos diversos âmbitos da Educação Básica e Ensino Superior na busca de qualidade de Educação e o PPP é o pensar politicamente o norte das ações pedagógicas de um modo menor, sob o olhar de cada escola.
De um modo bem simplista, podemos pensar assim.
Podemos aprofundar o assunto se quiser, na perspectiva de Currículo.
PCN - São os Parâmetros Curriculares Nacionais, eles servem para orientar os educadores através da normatização de aspectos fundamentos de cada disciplina.
DCN - São as Diretrizes Curriculares Nacionais, elas são normas obrigatórias que servem como orientação para o planejamento curricular em escolas e sistemas de encino. Elas são concebidas e fixadas pelo CNE - Conselho Nacional de Educação.
PPP - Projeto Político Pedagógico, o PPP é o principal documento existente em uma escola. Ele reflete a proposta pedagógica/educacional de uma escola. É através dele que a comunidade escolar pode desenvolver um trabalho coletivo. Quando se fala em comunidade escolar, estamos nos referindo aos alunos, funcionários e professores, coordenadores, famílias e todos aqueles que estão envolvidos com o âmbito escolar.
PNE - É o Plano Nacional de Educação, que foi sancionado em 2014 pelo Congresso Federal, ele tem a finalidade de direcionar esforços e investimentos que melhorem a qualidade da educação no país. O PNE estabelece 20 metas que devem ser atingidas,
IMPORTÂNCIA
PCNs tem o importante papel de subsídio para apoiar o projeto da escola na elaboração do seu programa curricular, nas orientações para o ensino das disciplinas que formam a base nacional, nos cinco temas transversais que permeiam todas as disciplinas, no cumprimento do seu papel constitucional de fortalecimento da cidadania, como um importante material de consulta e de discussão entre professores, pois propõem o desafio e a busca da melhoria do ensino, na reformulação de suas propostas, como apoio didático e pedagógico, para que sua práxis, não se baseie em teorias, nem contextualize esse saber de forma dialética e sim uma ação pedagógica e reflexiva, baseada em um currículo real, aquele que de fato acontece espontaneamente na sala de aula.
PNE: é importante e fundamental, para garantir, em forma de Lei, que Governo Federal, Distrito Federal, Estados, Municípios e iniciativa privada, possam trabalhar juntos em busca dos objetivos de avanços no processo educativo brasileiro.
O PPP é importante porque funciona como um norteador para as atividades da escola e contemplar não apenas os objetivos e metas, mas também as ações que serão tomadas para alcançá-los, levando em consideração a realidade da instituição de ensino.
DCNs são importantes porque: 1- Ponto, são elas os pilares fundamentais para a organização do ensino no país. Imagine um país de proporções continentais, como o nosso, que não tem um sistema de ensino uniforme em relação ao currículo escolar. Possivelmente, haveria diferenças enormes entre o que é ensinado em um estado no Sul para um na região Nordeste.
Com as diretrizes esse risco é eliminado, e um currículo básico e uniforme para as instituições de ensino no país é preservado.
2-Ponto, fator importante das Diretrizes Curriculares Nacionais é que elas não são totalmente rígidas e determinadas apenas pela União.
Estados e o Distrito Federal, bem como os Municípios e entidades como Consed (Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação) e a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) tem participação ativa na formação dos currículos escolares.
3- Ponto é que as DCNs ainda preservam a autonomia dos professores, das escolas e de suas propostas pedagógicas. Desde que cumprindo os requisitos previstos pelas DCNs, as entidades e profissionais de ensino têm liberdade para ensinar conteúdos e disciplinas que acharem pertinentes.
Espero ter ajudado. Prof Márcia