Para a sua pesquisa sobre leitura e escrita, especialmente no contexto da transição da educação básica para o ensino superior, há diversos pesquisadores e teóricos que têm explorado esses temas. Aqui estão alguns autores e pesquisadores cujas obras podem ser relevantes para o seu projeto de monografia:
Paulo Freire - Conhecido por seu trabalho em pedagogia crítica, Freire discutiu amplamente a importância da leitura e escrita na formação crítica do aluno. Seu livro "A importância do ato de ler" é um clássico nesse campo.
Emilia Ferreiro e Ana Teberosky - Conhecidas por suas pesquisas sobre psicogênese da língua escrita, elas oferecem insights sobre como as crianças desenvolvem a leitura e a escrita.
Magda Soares - Sua obra aborda alfabetização, letramento e a relação entre linguagem oral e escrita. O livro "Letramento e alfabetização: as muitas facetas" é muito relevante.
Mary Kato - Pesquisadora na área de linguística aplicada, Kato tem estudos sobre a aquisição da escrita e a relação com a linguagem oral.
Marlene Scalon - Trabalha com letramento acadêmico, um tema diretamente relacionado ao que você menciona sobre a transição para a escrita e leitura no contexto acadêmico.
Roxane Rojo - Focada em letramento e multiletramento, suas obras exploram como o contexto cultural e tecnológico afetam a leitura e a escrita.
Angela Kleiman - Pesquisadora cujo trabalho abrange o letramento acadêmico, discutindo como alunos lidam com os desafios de leitura e escrita em contextos universitários.
Estes autores oferecem uma base teórica sólida e podem ser valiosos na fundamentação e desenvolvimento do seu projeto de monografia. Além disso, é importante explorar artigos acadêmicos recentes que possam trazer perspectivas atualizadas sobre a alfabetização acadêmica e os desafios enfrentados pelos estudantes nessa transição.
Olá! Além das já citadas, Paulo Freire é, sem dúvida, uma das referências mais importantes quando se fala em leitura e escrita no contexto educacional, especialmente no Brasil e na América Latina. Ele não só é reconhecido por seu trabalho pedagógico, mas também por sua abordagem crítica e emancipadora da alfabetização e do letramento.
Para seu projeto, alguns pesquisadores importantes que tratam da leitura e escrita, especialmente na transição para o ensino superior, incluem:
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