Oi, Ivan, tudo bem?
Bom, primeiro, precisamos pensar sobre a estrutura do seminário, que é uma apresentação que tem um objetivo específico, ensinar algo a um público também específico.
Então, se o seu objetivo é discutir sobre o comportamento do professor na realidade é preciso construir um plano de trabalho para que esse objetivo específico tenha êxito.
O que sugiro a você é que leve ao público alguns dados que legitimem o seu discurso, a exemplo de estudos sobre a realidade contemporânea do professor, os seus problemas, os atuais desafios da sala de aula etc. Há muitas pesquisas acadêmicas que você pode encontrar, inclusive, no google schoolar sobre isso.
Após você recolher algumas importantes referências sobre o assunto, tente construir uma estrutura de seminário que possibilite, assim como num texto escrito, efetivar o seu objetivo. Sugiro, então, que você planeje uma introdução do seu tema, dizendo um pouco sobre o assunto, e por que ele é importante; após, desenvolva o tema, a partir das referências que você encontrar, e já trazendo o seu ponto de vista sobre o assunto e, no final, faça um fechamento do seminário, retomando um pouco sobre o que você discutiu, anteriormente, podendo, inclusive, apontar para algumas respostas ou mesmo novas perguntas para que o público saia do seminário com vontade de estudar e aprender mais sobre o tema.
Você pode construir o seu seminário de forma mais interativa (pergunta algumas questões para o público etc.) ou não, apenas apresentando o tema. Geralmente, o uso do power point é bem-vindo, mas não escreva muito. O mais importante no seminário é que o palestrante mostre que conhece bem o tema, a partir da fala.
Espero que eu tenha ajudado. Se você tiver mais dúvidas ou quiser conversar mais a respeito, entre em contato comigo.
Abraços!
Olá Ivan,
Acreditando que nossa EDUCAÇÃO ainda tenha e viva momentos de esperança, e você se lança em desenvolver um SIMPÓSIO para Educadores, mexendo justamente com o que nos é de muito compromisso. Educação e Vivência hoje, acredito que possa, além de um plano bem estruturado, aprofundar as Competências Socioemocionais BNCC que agora complementam nossa grade curricular.
De nada adianta nós Educadores INFORMARMOS quando não temos encarnados em nós esta grande Missão de Educadar e Educar VALORES que é a essência das família, e da nossa sociedade hoje.
Toda e qualquer informação acontece quando vivênciamos em nós a crença do que ensinamos.
Assim acontecerá como disse a nossa querida CORA CORALINA: O SABER A GENTE APRENDE COM OS MESTRES E OS LIVROS. A SABEDORIA SE APRENDE É COM A VIDA E COM OS HUMILDES.
Caberia bem estabelecer um:
Obajetivo Geral - Conhecer..
Uns bem específicos - Determinar - Relacionar
Conteúdo - Nosso Papel hoje
Estratégias - Liderar com algumas técnicas
Avalição - Final - Falada
Abraço. Márcia
Caro Ivan. Acredito que as professoras Larissa e Márcia já te deram o caminho a seguir. Eu seria repetitiva. Agora cabe à você extrair o que tem de melhor nas duas indicações e se jogar neste seminário que tem tudo para dar certo.
Sucesso para você. Acredite em seu potencial e faça a diferença.
Um abraço
Yolanda
Olá, tudo bem?
Recomendo fazer uma lista dos tópicos que pretende abordar, em seguida definir um cronograma para a elaboração.
Abraço!