Sobre candau

Sobre a ‘reinvenção da escola’, de acordo com Candau, podemos afirmar que:

a) A escola deve ser expressão da cidadania e afirmação das dimensões éticas e políticas, logo é um espaço de construção, diálogo e descoberta.

b) A escola não deve ser expressão da cidadania e afirmação das dimensões éticas e políticas, já que é um espaço de construção, diálogo e descoberta.

c) A escola não deve ser expressão da cidadania e afirmação das dimensões éticas e políticas, logo é um espaço de construção, diálogo e descoberta.

d) A escola deve ser expressão da cidadania e afirmação das dimensões éticas e políticas, apesar de ser um espaço de construção, diálogo e descoberta.

e) A escola deve ser expressão da cidadania e afirmação das dimensões éticas e políticas, já que é um espaço de construção, diálogo e descoberta.

Olavo M.
Olavo
perguntou há 3 meses

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
2 respostas
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Miguel A.
Respondeu há 3 meses
Melhor resposta
Melhor resposta escolhida pelo autor da dúvida

Olavo, A correta é a "e":


"A escola deve ser expressão da cidadania e afirmação das dimensões éticas e políticas - indicia o que ela deve ser, mas ainda não é.


já que é um espaço de construção, diálogo e descoberta - a escola é (presente) espaço de construção... 


Para ler "Reinventando a escola", acesse: https://filosoficabiblioteca.files.wordpress.com/2013/11/candau-reinventar-a-escola.pdf


Espero ter ajudado.


At.te,


Prof. Miguel Augusto Ribeiro

0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Daniela C.
Respondeu há 3 meses
Sim, exatamente para Vera Maria Candau o problema atual da educação tem sido relatada pelas mídias em noticias que sempre envolve a violência. Para a autora a violência tem aumentado nas escolas no ponto de vista quantitativo e qualitativo com características diversas tem caráter de reflexo social. Tem-se em destaque também o sentimento de desanimo, impotência e medo da equipe escola perante o assedio do narcotráfico nas escolas. No mesmo livro a autora cita um caminho para a solução deste dilema perguntando-se se o estado e a sociedade terão capacidade de proporcionar condições de cidadania a esta juventude e se a escola não seria um meio para a efetivação deste. Ainda sobre a violência ressalta-se a cultura de violência que vivemos e que a criança esta inserida, esta cultura advém do seio familiar e das mídias que sempre reportam o que de pior existe no ser humano. Ainda é importante ressaltar a banalização da violência onde pequenos atos agressivos não são considerados mais como violentos.
Aponta-se a importância educacional e social de investimentos para que as pessoas se tornem mais conscientes cumprindo seus deveres de cidadãos evitando assim a formação de futuros marginais e marginalizados. Uma das soluções para a violência escola seria a ação policial para repreender e punir atos que violem a integridade e o pleno desenvolvimento dos jovens e a outra solução seria a política pedagógica advindo da escola . A ação da escola seria a de resgatar o aluno com praticas participativas e imperando o dialogo nas esferas educativas. Em suma a autora incumbe a escola de planejar e efetivar ações que envolvam toda a comunidade escolar para a defesa da dignidade humana e extinção da violência. De modo que a educação tem um grande papel na instrução dos direitos humanos para a formação da cidadania e democracia .
A reinvenção da escola que a autora se refere baseia-se na superação da violência escolar cuja luz para a solução seria a dialética entre a educação e a comunidade, esta educação seria fundamentada numa cultura de ensino dos direitos humanos que iniciar-se-ia deste os primeiros anos de escolarização. E assim com uma cultura dos direitos humanos a violência escola seria minimizada, segundo aponta a autora.

Bom Estudo

Professores particulares de Pedagogia

+ Ver todos
Encontre e contrate um professor particular para te ajudar nos estudos.
Florianópolis / SC
Graduação: Licenciatura em Letras - Português/Francês (UFSC)
Professor de redação, português, inglês, francês e PLE com mais de 20 anos de experiência. Abordagem comunicativa. Aulas personalizadas. "Educare".
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 100 / aula
Conversar Whatsapp do professor Miguel A. Whatsapp do professor Miguel A. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 36 min
Salvador / BA
Ensino Infantil Alfabetização Pedagogia - Alfabetização de crianças Pedagogia - Reforço escolar Educação Infantil
Professora de Educação Infantil com foco em uma educação personalizada e atrativa para cada aluno. Aprender é legal!
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 60 / aula
Conversar
1ª aula demonstrativa

Pergunte aos nossos professores

Você possui uma lista de exercícios ou Trabalho?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa