Foto de Vf F.
Vf há 2 anos
Enviada pelo
Site

Teoria piaget e vygotsky

Teoria de Vygotsky e Piaget ?

Professor Kemerson M.
Respondeu há 2 anos
Contatar Kemerson
A teoria de Vygotsky e Piaget são duas das teorias mais influentes da psicologia do desenvolvimento. Embora haja muitas diferenças entre as duas teorias, ambas concordam que o desenvolvimento cognitivo é um processo contínuo que ocorre ao longo da vida. Jean Piaget acreditava que o desenvolvimento cognitivo ocorre por meio de estágios, que são caracterizados por formas específicas de pensamento e comportamento. Ele identificou quatro estágios: o estágio sensoriomotor (0 a 2 anos), o estágio pré-operatório (2 a 7 anos), o estágio das operações concretas (7 a 12 anos) e o estágio das operações formais (12 anos em diante). Piaget acreditava que a criança é ativa no processo de aprendizagem e desenvolvimento e que o aprendizado ocorre através de experiências diretas com o ambiente. Por outro lado, Lev Vygotsky acreditava que o desenvolvimento cognitivo ocorre por meio da interação social e cultural. Ele enfatizou a importância da linguagem e da comunicação na formação do pensamento e do comportamento. Vygotsky acreditava que as crianças aprendem melhor quando são guiadas por um adulto mais experiente ou por um par mais avançado, através de um processo que ele chamou de "zona de desenvolvimento proximal". Isso significa que as crianças podem realizar tarefas mais avançadas com a orientação adequada, mas não podem fazer isso sozinhas. Outra diferença importante entre as duas teorias é a ênfase que cada uma dá à importância do contexto social e cultural no desenvolvimento cognitivo. Vygotsky acreditava que o desenvolvimento cognitivo é fortemente influenciado pelo contexto social e cultural em que a criança se desenvolve. Piaget, por outro lado, não negou a importância do contexto social, mas acreditava que o desenvolvimento cognitivo era mais influenciado por fatores biológicos do que culturais. Em resumo, enquanto Piaget enfatiza a importância da experiência direta e da atividade da criança em seu próprio processo de desenvolvimento, Vygotsky enfatiza a importância da interação social e da cultura em moldar o desenvolvimento cognitivo. Ambas as teorias são importantes para entendermos como as crianças aprendem e se desenvolvem, e muitas vezes são usadas juntas em estudos de desenvolvimento cognitivo.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professora Keila R.
Respondeu há 2 anos
Contatar Keila

A Teoria de Vygotsky e a Teoria de Piaget são duas das mais importantes teorias do desenvolvimento humano e da aprendizagem. Ambas as teorias compartilham semelhanças e diferenças, e foram fundamentais para o desenvolvimento de estratégias educacionais eficazes.

A Teoria de Vygotsky destaca a importância do contexto social e cultural no desenvolvimento humano e na aprendizagem. Vygotsky acreditava que a aprendizagem é um processo social, que ocorre por meio da interação entre indivíduos e entre indivíduos e o ambiente, e que a linguagem é um fator crítico para a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo. Vygotsky também enfatizou o papel do ensino na aprendizagem, argumentando que o professor pode desempenhar um papel fundamental em ajudar os alunos a alcançar um nível mais avançado de pensamento.

Já a Teoria de Piaget enfatiza o papel da maturação biológica no desenvolvimento cognitivo e na aprendizagem. Piaget argumentou que o desenvolvimento cognitivo ocorre em estágios distintos e universais, e que a aprendizagem ocorre quando há um desequilíbrio entre o que a criança já sabe e o que ela ainda não sabe. Piaget também enfatizou a importância da experiência na aprendizagem, argumentando que a aprendizagem é um processo ativo, em que a criança deve construir seu próprio conhecimento por meio da exploração do ambiente.

Ambas as teorias tiveram grande impacto na educação. A teoria de Vygotsky enfatiza a importância do contexto social e cultural na aprendizagem e destaca a importância do papel do professor em ajudar os alunos a alcançar um nível mais avançado de pensamento. Já a teoria de Piaget enfatiza a importância da experiência na aprendizagem e destaca a importância de envolver os alunos em atividades que os desafiem a construir seu próprio conhecimento.

Em resumo, tanto a Teoria de Vygotsky quanto a Teoria de Piaget oferecem insights importantes sobre o desenvolvimento humano e a aprendizagem, e ambas as teorias são importantes para o desenvolvimento de práticas educacionais eficazes.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Tony A.
Respondeu há 2 anos
Contatar Tony
A teoria de Piaget e Vygotsky são duas teorias importantes no estudo do desenvolvimento humano. Embora ambos os teóricos se concentrem na importância do aprendizado na infância e na adolescência, suas abordagens diferem significativamente em termos de como eles entendem esse processo de aprendizado e desenvolvimento. Jean Piaget (1896-1980) propôs uma teoria conhecida como Teoria do Desenvolvimento Cognitivo. Ele acreditava que o desenvolvimento cognitivo acontecia em quatro estágios sequenciais e universais: o estágio sensoriomotor (do nascimento aos 2 anos), o estágio pré-operacional (2-7 anos), o estágio das operações concretas (7-12 anos) e o estágio das operações formais (12 anos em diante). Segundo Piaget, as crianças passam por esses estágios de desenvolvimento cognitivo à medida que constroem e reorganizam suas estruturas mentais (conhecidas como esquemas) para acomodar novas informações e experiências. Piaget acreditava que as crianças não só aprendem através da experiência, mas também são ativamente envolvidas no processo de construção de seu próprio conhecimento. Lev Vygotsky (1896-1934), por outro lado, propôs uma teoria conhecida como Teoria Sociocultural. Ele acreditava que o aprendizado e o desenvolvimento humano são fortemente influenciados pelo ambiente social e cultural em que uma pessoa vive. Vygotsky enfatizou a importância da interação social e da linguagem na aprendizagem. Ele argumentou que o aprendizado ocorre através da interação social entre indivíduos, incluindo conversas e trocas com pessoas mais experientes. Vygotsky também enfatizou a importância da zonadesenvolvimento proximal (ZDP), que é a distância entre o nível atual de habilidade de uma pessoa e seu potencial máximo de aprendizado com ajuda e orientação de outra pessoa mais experiente. Em resumo, enquanto Piaget enfatizou a importância da construção do conhecimento individual através da assimilação e acomodação de informações, Vygotsky enfatizou a importância do aprendizado social e da interação entre indivíduos em um ambiente cultural e social. Ambas as teorias são importantes para entender como as crianças aprendem e se desenvolvem, e podem ser aplicadas em contextos educacionais e clínicos.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Aline C.
Respondeu há 1 ano
Contatar Aline Jaqueline

O pensamento dirigido é social, na medida em que, ao se desenvolver, vai sendo cada vez mais influenciado pelas leis da experiência
e da lógica dos adultos; o pensamento autístico, ao contrário, é individualista e obedece a um conjunto de leis específicas. Entre essas duas

formas de pensamento está o pensamento egocêntrico que participa
muito mais das leis do segundo.
Assim, segundo Vygotsky (1991), a concepção do predomínio do
egocentrismo da infância leva Piaget a concluir que o egocentrismo do
pensamento está intimamente relacionado com a natureza psíquica da
criança, que é impenetrável à experiência e às influências às quais os
adultos submetem a criança.
Após reconhecer a importância do egocentrismo na teoria de Piaget, Vygotsky (1991, p. 13) questiona as suas bases de sustentação: “[...]
quais fatos o levaram não apenas a aceitá-la como hipótese, mas também a depositar nela tanta confiança”. Em razão disso, analisa as pesquisas realizadas por Piaget quanto ao uso da linguagem pelas crianças.
A crítica dirigida a Piaget é sobre as conclusões a que chega sobre
o predomínio quantitativo do pensamento e da fala egocêntrica em relação ao pensamento e a fala socializada, bem como sobre o papel e o
posterior desaparecimento desta última.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Grazieli S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 ano
Contatar Grazieli
As teorias de Vygotsky e Piaget são duas das principais teorias da psicologia do desenvolvimento que abordam o processo de crescimento e aprendizagem das crianças. Ambos os teóricos tiveram contribuições significativas para a compreensão do desenvolvimento humano e influenciaram profundamente a educação e a pedagogia. Vamos examinar brevemente as principais ideias de cada um: Teoria de Vygotsky: Lev Vygotsky foi um psicólogo e educador russo cuja teoria enfatizava a importância do ambiente social e cultural no desenvolvimento cognitivo das crianças. Sua teoria é conhecida como "Teoria Sociocultural" ou "Teoria Sócio-Histórica". As principais ideias de Vygotsky incluem: 1. Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): Vygotsky destacou a importância da ZDP, que é a distância entre o nível de desenvolvimento atual de uma criança (o que ela pode fazer sozinha) e o nível de desenvolvimento potencial (o que ela pode fazer com o apoio de um adulto ou colega mais experiente). Ele argumentou que a aprendizagem efetiva ocorre quando a criança é desafiada a avançar para além de seu nível atual com a assistência de um mediador mais habilidoso. 2. Papel dos Mediadores: Vygotsky enfatizou que os mediadores, que podem ser pais, professores ou colegas, desempenham um papel crucial no processo de aprendizagem. Eles fornecem suporte, orientação e instrução para ajudar a criança a desenvolver habilidades e conhecimentos mais avançados. 3. Internalização: Vygotsky argumentou que a aprendizagem começa como uma atividade social e gradualmente se torna internalizada no indivíduo, tornando-se uma habilidade ou conhecimento internalizado. Teoria de Piaget: Jean Piaget foi um psicólogo suíço cuja teoria é conhecida como "Teoria Cognitiva do Desenvolvimento". Ele se concentrou na forma como as crianças constroem ativamente o conhecimento do mundo ao seu redor e como seus processos mentais se desenvolvem ao longo do tempo. As principais ideias de Piaget incluem: 1. Estágios do Desenvolvimento Cognitivo: Piaget propôs que as crianças passam por estágios distintos de desenvolvimento cognitivo, que são as fases específicas em que certas habilidades e capacidades cognitivas emergem. Esses estágios são: sensório-motor, pré-operacional, operações concretas e operações formais. 2. Assimilação e Acomodação: Piaget destacou o papel da assimilação e acomodação no processo de aprendizagem. A assimilação ocorre quando a criança incorpora novas informações em suas estruturas mentais existentes, enquanto a acomodação envolve a modificação dessas estruturas mentais para acomodar novas informações. 3. Equilibração: Piaget argumentou que o desenvolvimento cognitivo envolve um processo contínuo de equilibração, onde as crianças buscam equilibrar suas estruturas mentais existentes com novas informações e experiências. Enquanto Vygotsky enfatizava a importância do contexto social e das interações sociais na aprendizagem, Piaget se concentrava mais na construção ativa do conhecimento pela criança e no desenvolvimento de suas estruturas mentais. Ambas as teorias tiveram um impacto significativo na educação e no entendimento do desenvolvimento infantil, e suas ideias continuam sendo estudadas e aplicadas na prática pedagógica.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Barbara N.
Respondeu há 1 ano
Contatar Barbara

Olá! Tudo bem? Para seu aprendizado significativo, sugiro que leia artigos sobre os dois teóricos em questão.  Você pode utilizar as Plataformas de busca e digitar "Piaget AND Vygotsky" na caixa de pesquisa. Consulte, por exemplo, as plataformas Scielo e Google Acadêmico.  Espero ter contribuído para o seu processo de construção do conhecimento.  Abraços.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor