Foto de Eliana T.
Eliana há 4 anos
Enviada pelo
Site

Piano e música erudita/clássica

(Ajude-me por favor, nesse difícil e complexo questionário sobre piano e música erudita/clássica, e ficarei muito feliz)! Responda o Questionário de Música sobre Piano : 1-) O piano clássico tem um nome específico? Se sim, qual? 2-) Cite todos os materiais usados para construir um piano. 3-) Qual o tipo de piano mais barato hoje em dia? 4-) Cite as harmonias que se conhece em composições ou qualquer outra música clássica. 5-) Como funcionam as harmonias do piano? Por que ela é utilizada? 6-) No que os compositores de música erudita se inspiravam para compor suas melodias? 7-) No Brasil, existe músicas eruditas no piano? 8-) Por que as músicas clássicas deixaram de ser popular? 9-) Existem mais notas além de "DO RE MI FA SOL LA SI"? Se sim, cite todas. 10-) O teclado e o piano emitem um som diferente? Justifique. 11-) A partir de que ano/século a música clássica se tornou popular? Como essa popularidade em que ano ou século terminou? 12-) Cite todas as músicas eruditas que você gosta. 13-) Quais são os estilos/versões modernas no piano ? 14-) Quais os nomes das teclas pretas e brancas do piano? ; 15-) Qual o nome de cada uma ? 16-) Quanto custa um piano clássico hoje em dia? 17-) Para que serve a partitura? 18-) Como ler as notas da partitura? 19-) Qual a diferença entre um Piano Clássico e um Órgão? 20-) Por que o piano recebeu esse nome? 21-) Como se aprende a tocar um piano? 22-) Quais os instrumentos mais melódicos? Cite todos que você conhece. 23-) Por que não havia vocal nas músicas eruditas/clássicas? 24-) Cite todas as músicas clássicas que possuem vocal que você conhece. 25-) Existem letras para as músicas clássicas?
8 respostas
Professor Victor C.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 4 anos
Contatar Victor

1) O "piano clássico", como é conhecido, refere-se provavelmente ao piano erudito, e música erudita no geral. Se trata (a grosso modo) da música europeia que passou da igreja para as cortes, durante a transição entre Idade Média para o Renascimento e até os dias de hoje. Mas essa tradição europeia influenciou outros continentes, então temos música "erudita" em praticamente todos os países do mundo.

2) Madeira, ferro, plástico, feltro, e provavelmente uma infinidade de outros. 

3) Um piano acústico usado você encontra por uns 3000 reais. Um piano digital usado creio que dá pra achar por um pouco mais caro que esse valor também. Aí vai de gosto e de necessidade.

4) Citar todos os encadeamentos harmônicos de todo o repertório erudito? Impossível.

5) Harmonia é a relação entre as notas musicais. Parte disso é física (padrões de vibração de cordas, etc) e parte é gosto. Temos os conceitos de consonância e dissonância, que explicado muito informalmente, é quando os sons combinam (soam bem) ou não. Intervalos de 3ª maior ou menor, 5ª justa, 6ª maior ou menor, são tratados historicamente como consonâncias. 2ª maior ou menor, 4ª justa (principalmente na idade média, mas hoje já é bem mais vista como consonância), e 7ª maior ou menor, são vistas como dissonâncias. Mas isso é complicado porque desde o repertório romântico (sec. 19-20 principalmente) temos sétimas maiores inseridas em acordes estáveis, que soam muito bem. No jazz e mpb esse recurso é também amplamente usado. Resumindo, depende.

6) Em uma infinidade de coisas, desde obras de outros compositores mais antigos, à até poemas, quadros, barulhos do cotidiano, sons de pássaros, etc.

7) Procure sobre Villa Lobos, Lorenzo Fernandez, Carlos Gomes, Francisco Mignone, Camargo Guarnieri, Edmundo Villani Côrtez, Oswaldo Lacerda, só para falar dos que eu lembro agora. Tem muitos outros. Zequinha de Abreu, Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth são ligados geralmente ao piano de chôro, mas influenciaram com certeza todos esses outros compositores de alguma forma.

8) Porque a tecnologia permitiu que arranjos instrumentais bem mais interessantes surgissem, com elementos elétricos, etc. Fora isso, no campo da música erudita, o ouvido leigo não conseguiu acompanhar as abstrações da evolução dos encadeamentos harmônicos das peças. Conceitos como atonalidade e dodecafonismo vieram no começo do séc. 20 para derrubar a música tonal, porém não conseguiram. A música popular de hoje que toca nas rádios (ou nas lives?) é ainda tonal, e usa recursos harmônicos que 200 anos atrás eram considerados muito inovadores. Será que a música popular daqui a 200 anos vai ser atonal? Nunca saberemos.

9) Existem essas mesmas notas acrescidas de sustenidos e bemóis.

10) O som do teclado sempre vai ser ligeiramente mais "afinado" que o do piano acústico. A explicação disso é bem complicada e tem a ver com acústica. Me chame no privado que te mando um link do youtube com a explicação. Mas em questão de timbres, o teclado pode simular sons de outros instrumentos, mas uma vez que esteja no modo Piano, o som vai ser sempre o mesmo. Já no piano acústico, o jeito com que tocamos influencia na "cor" do som, ou seja, um pianista profissional consegue tirar diferentes timbres de um mesmo piano.

11) Creio que se tornou popular no Renascimento, e ainda hoje tem um público fiel. Creio que sempre vai ter seus apreciadores. Mas a terminologia correta é música erudita, pois música clássica se refere ao período clássico, que ocorreu na segunda metade do século 18, entre os períodos Barroco e Romântico.

12) Me chame no privado que te passo algumas playlists que gosto de ouvir.

13) Acho que o termo correto é gênero musical. O piano é usado pra tudo hoje, inclusive funk, sertanejo e música pop. Mas uma resposta mais normal para a pergunta talvez seja Jazz.

14) Depende. Vamos fazer uma aula experimental? Te explico melhor por lá.

15) Idem.

16) O instrumento se chama Piano, e não "Piano clássico". Você pode usar o mesmo instrumento para tocar o tipo de música que quiser. Sobre preços, um piano de estudo para um pianista profissional pode custar a partir de uns 20 mil reais. Isso eu digo, para que o pianista tenha conforto ao estudar. O que acontece é que a maioria estuda em pianos de 10 mil, e tem que se virar com o que tem. Para um iniciante, um piano de 10 mil reais está excelente, é um privilégio realmente. Eu comecei tocando em um teclado da Yamaha e depois de 2 anos consegui um piano de 3 mil reais. Hoje tenho um Fritz Dobbert de 10 mil, e sinto muita diferença em relação aos Yamaha de 100 mil reais em que estudo na faculdade. Em relação aos Steinway de 500 mil, nem se fala então. 

17) Partitura é onde estão anotadas as notas musicais, a durações e relações entre elas, e muitos outros detalhes sobre a forma de tocá-las, de forma a reproduzir a música conforme o compositor a concebeu. A partitura é como se fosse um outro idioma, e o músico deve interpretá-lo. Daí vem o nome intérprete. 

18) Só consigo explicar isso em aula.

19) O órgão originalmente é um instrumento de sopro. Possui vários tubos, como se fossem flautas, para cada nota. Quando se toca uma tecla, ar é injetado no tubo específico para aquela nota, e se produz som. Já o piano possui cordas de aço que são percutidas com martelos revestidos de feltro.

20) Piano em italiano quer dizer "fraco". O instrumento que vem antes desse piano moderno que temos hoje se chamava "pianoforte", ou "fortepiano". Isso traduzindo significa "fraco e forte", justamente porque dependendo da força com que apertamos as teclas, o som muda de intensidade. Isso foi uma grande inovação, no fim do século 18. Antes disso o instrumento que se tinha era o cravo. No caso do cravo, em vez das cordas serem percutidas, elas eram beliscadas, quase como nós fazemos para tocar uma corda de violão com uma palheta.

21) Fazendo aulas comigo :)

22) O piano é um instrumento tanto harmônico quanto melódico, e o violão também. Já instrumentos como violino, violoncelo, contrabaixo, viola, flauta, fagote, oboé, clarinete, etc, são instrumentos melódicos, porque é muito difícil de se produzir acordes com eles (no caso desses instrumentos de cordas é mais possível). Só citei os primeiros exemplos que vieram na mente, existem uma infinidade. 

23 e 24) Há vocal sim, mas depende do estilo. A música somente instrumental ganhou bastante popularidade no meio erudito, mas possuímos Madrigais, Cantatas, Missas, Óperas, canções acompanhadas, temos Lieder alemães lindíssimos de compositores como Schubert, Schumann, etc. Sem falar da inovação de Beethvoen de colocar um coral gigantesco no 4º movimento de sua 9ª Sinfonia. Esse era um estilo puramente instrumental até então. Desde então, compositores como Mahler copiaram o mesmo recurso, e muitos outros.

25) Depende, uma determinada música pode ser para voz e ter ou não letra. Tem músicas que se valem de uma única sílaba ou sons guturais, enfim. 

 

Comentário final: Gostei das suas dúvidas, achei bem legal que você está pensando tanto sobre esses assuntos. Mas algumas das respostas que você procura somente com a prática e com o tempo você vai conseguir entender. Não tenho como te ensinar a ler partitura num comentário de site. Venha conhecer meu curso! Tenho materiais demonstrativos que tenho certeza que você vai gostar muito, já te dando noção de como funciona uma partitura e de outros vislumbres sobre conceito de intervalos, construção de acordes, escalas musicais, tom e semitom, cifras, etc.

Grande abraço.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professor Tato F.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 4 anos
Contatar Tato

Meu objetivo não é responder, mas sim parabenizar ao Professor Victor C., que conseguiu descer de sua postura de professor e responder, ponto a ponto, tudo a que Eliana havia perguntado. Perguntas há ali, em que, por mais que eu me debruçasse sobre elas, não conseguiria entender, por não conseguir sair de meu mundinho de músico. Ele fez o melhor: olhou a pessoa por dentro e conseguiu dar respostas para que ela entendesse o melhor possível, do ponto de vista dela! Parabéns, Vitor! Sucesso Sempre!!!!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Duana S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 4 anos
Contatar Duana

1-) O piano clássico tem um nome específico? Se sim, qual?

  • Piano clássico ou erudito

 

2-) Cite todos os materiais usados para construir um piano.

piano acústico=

  • Tábua Harmônica- madeira
  • Teclas- madeira, acrílico ou marfim na superfície de teclas brancas e poliestireno ou ébano nas teclas pretas
  • Mecanismo (maquinário complexo do acionamento das teclas até os maternos percutirem as cordas) - madeira, tecidos, adesivos, resinas, metais
  • Acabamento - lâminas de madeiras nobres, vernizes poliéster e poliuretano 

 

3-) Qual o tipo de piano mais barato hoje em dia?

Há muitos modelos de piano digital, geralmente, mais baratos que os pianos acústicos. Alguns modelos menores também costumam sair mais em conta. Mas tudo depende da condição do instrumento (se novo ou usado, se está bem conservado ou não).

 

4-) Cite as harmonias que se conhece em composições ou qualquer outra música clássica.

Não entendi a pergunta. Está pensando em cadências , campo harmônico ou tipos de harmonia, como as harmonias de Schoenberg.

 

 

5-) Como funcionam as harmonias do piano? Por que ela é utilizada?

 


6-) No que os compositores de música erudita se inspiravam para compor suas melodias?

Inspirações muito variadas, Bach, por exemplo, tinha uma série de composições pra missas e momentos diferentes da missa como Oratórios, missas fúnebres, etc. Outros compostores fizeram músicas para danças e festividades, ou inspirados em textos (poemas sinfônicos), ou ainda para cenas e paisagens, para datas, lugares, há muitas fontes de inspiração.

7-) No Brasil, existe músicas eruditas no piano?

Claro. Há muitos compositores brasileiros de música clássica, muitos deles pianistas. Para ilustrar, temos Brasílio Itiberê da Cunha, que compôs A sertaneja para piano, Guerra Peixe também compôs sonatas para piano, dentre outros.

 

8-) Por que as músicas clássicas deixaram de ser popular?

 


9-) Existem mais notas além de "DO RE MI FA SOL LA SI"? Se sim, cite todas.

Essas são as notas chamadas naturais, mas temos os acidentes: bemol (b), sustenido (#), e os menos comuns: dobrado bemol (bb), e dobrado sustenido (x) . Todos acidentes podem ser aplicados a todas notas naturais, por exemplo: Dó b (do bemol), Dó# (Dó sustenido), e assim por diante.

 

 

10-) O teclado e o piano emitem um som diferente? Justifique.

Sim, o som é diferente porque são formados de forma diferente. O piano é um som mecânico acionado pela tecla mas resultado da vibração de uma corda a partir da percussão de um martelo. Já o teclado é um som reproduzido eletronicamente.

 

 

11-) A partir de que ano/século a música clássica se tornou popular? Como essa popularidade em que ano ou século terminou?

 

12-) Cite todas as músicas eruditas que você gosta.

 

13-) Quais são os estilos/versões modernas no piano ?

 

14-) Quais os nomes das teclas pretas e brancas do piano?

 

15-) Qual o nome de cada uma ?

16-) Quanto custa um piano clássico hoje em dia?

17-) Para que serve a partitura?

18-) Como ler as notas da partitura?

Não dá pra explicar em um parágrafo, mas não é complexo.

 

 

19-) Qual a diferença entre um Piano Clássico e um Órgão?

são dois instrumentos bem diferentes, timbres diferentes, formas de emissão sonora diferentes.

 

20-) Por que o piano recebeu esse nome?


21-) Como se aprende a tocar um piano?

Com um bom professor, instrumento para praticar e consistências nos estudos.

 

22-) Quais os instrumentos mais melódicos? Cite todos que você conhece.

 

23-) Por que não havia vocal nas músicas eruditas/clássicas?

Muitas tinham, já ouviu falar de óperas?

 

24-) Cite todas as músicas clássicas que possuem vocal que você conhece.

sao muitas.

25-) Existem letras para as músicas clássicas?

Algumas sim.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Cristiane B.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 4 anos
Contatar Cristiane

Ola Boa noite

Você pode começar pelo clássico e popular

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Miguel L.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 4 anos
Contatar Miguel

Suas perguntas estão muito amplas e sem um foco definido seria melhor fragmentar este questionário ?

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Eudismar S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 4 anos
Contatar Eudismar

Estou aqui para te ensinar. me contacte.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Quantos que eu vou pagar por mês

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Ralph S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 7 meses
Contatar Ralph Hermans

Conseguiu sanar a sua dúvida?

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor