Sobre a colocação pronominal da frase: O conteúdo parecia complicado, mas explicamo-lo várias vezes. Queria confirmar se também seria correto dizer: O conteúdo parecia complicado, mas o explicamos várias vezes. De acordo com a regras seria um caso facultativo de próclise e ênclise, mas não estou segura, poderia me confirmar? Obrigada!
Sim! Na gramática de Cunha & Cintra (2008), há a previsão de que sempre que houver pausa entre um elemento capaz de provocar a próclise e o verbo, pode ocorrer a ênclise. Acredito que neste caso, a pausa esta marcada pela conjunção mas.
Erida, é opcional, antes ou depois do verbo neste caso.
"No exemplo da consulta, tem-se um mas, que é uma conjunção coordenativa, e não uma conjunção subordinativa. Luiz Antônio Sacconi, a esse respeito, anota que as conjunções e, mas, porém, todavia, contudo, logo e portanto não exigem necessariamente a próclise, exatamente porque são conjunções coordenativas, e não subordinativas.1
7) Feitas essas observações, acrescenta-se que, quando se tem uma conjunção coordenativa (e não subordinativa), a colocação do pronome é optativa, em próclise ou em ênclise. Ou seja, pode-se fazer o uso indistinto de uma ou de outra colocação.
8) Por isso, de modo específico para o caso da consulta, são corretas ambas as formas:
I) "... mas se esqueceu das autoridades modernas..." (conjunção coordenativa e pronome em próclise);
II) "... mas esqueceu-se das autoridades modernas" (conjunção coordenativa e pronome em ênclise).
1Cf. SACCONI, Luiz Antônio. Nossa Gramática. 1. ed. São Paulo: Editora Moderna, 1979. p. 231."
(migalhas.uol.com.br)
Leia mais sobre colocação pronominal após vírgula aqui:
http://www.linguabrasil.com.br/nao-tropece-detail.php?id=119 .
Prefiro sempre a próclise, mais usada em Brasileiro - ao contrário do Português, que prefere a ênclise -, quando há opção, não seja obrigada por palavra atrativa ou impedida por início de oração. Evidentemente, em discurso formal, escrito.
Espero tê-la ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.