Olá, a minha dúvida é bem simples. Estou rachando a cabeça com uma questão gramatical.
Destas sentenças abaixo, qual delas estaria incorreta?
Vou pedir que você se sente
Vou pedir para você se sentar
Vou pedir que você se sentasse
Se não for incômodo, e caso alguma destas sentenças estejam incorretas, poderia me explicar sucintamente o motivo?
Agradeço desde já!
A última alternativa está incorreta: você se sentasse/ o sujeito não concorda com o verbo, há erro de concordância verbal.
A terceira sentença está incorreta...
O verbo "pedir" deve estar conjugado no passado para concordar com "se sentasse" (verbo "sentar" conjugado no subjuntivo passado)... ou seja, o correto poderia ser "Eu pedi que você se sentasse".
Olá, Manoel!
Completando as respostas anteriores: deve haver coerência entre os tempos e modos verbais. Você diria, por exemplo, "se eu tiver dinheiro, eu comprei um carro"? Certamente que não, porque não há coerência em usar, num período composto por subordinação, um verbo no futuro e outro no pretérito. A isto se dá o nome de correlação de tempos e modos verbais.
A última oração é a incorreta porque não respeita esta correlação. Vou pedir é futuro do presente e se sentasse é pretérito imperfeito do subjuntivo. As formas corretas neste caso seriam: Pedi que você se sentasse (pretérito perfeito do indicativo + pretérito imperfeito do subjuntivo) e Vou pedir que você se sente (futuro do presente do indicativo + presente do subjuntivo).
Espero ter ajudado,
Elisa
Manoel, veja:
A 1 (presente do subjuntivo - dúvida, possibilidade) e 2 (or. subordinada substantiva objetiva direta reduzida de infinitivo) estão adequadas.
A 3 está inadequada, temos de colocar o verbo principal no imperfeito do indicativo:
Pedi que você se sentasse (possibilidade em tempo indefinido), mas não se sentou.
Espero tê-lo ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.