Foto de Maurício M.
Maurício há 6 anos
Enviada pelo
Site

Visita a ou visita à

O verbo visitar é transitivo direto, como tal não exige preposições, mas quando o usamos em frases como de legenda como Visita a escola, Visita a empresa a substituição por um substantivo masculino indica preposição. Há fusão ou não com o artigo?
Português para estrangeiros Geral
5 respostas
Minerva IA
Inteligência Artificial do Profes
Respondeu há 9 meses

A sua dúvida é sobre o uso da preposição "a" e a fusão com o artigo definido feminino "a" em frases que envolvem o verbo "visitar".

Primeiro, é importante esclarecer que o verbo "visitar" é, de fato, um verbo transitivo direto, o que significa que ele não exige preposição em muitos contextos. No entanto, quando o complemento é um substantivo que requer a preposição "a", como em "visitar a escola" ou "visitar a empresa", ocorre a fusão da preposição "a" com o artigo definido "a".

Por isso, escrevemos "visita à escola" e "visita à empresa". A forma "visita a escola" está incorreta. O correto é sempre usar a fusão, formando "visita à".

Resumindo: - Correto: "Visita à escola." - Incorreto: "Visita a escola."

A fusão ocorre porque a preposição "a" que precede o artigo definido feminino "a" se juntam para formar "à".

Já tem uma conta? Entrar
Ao me cadastrar, confirmo que li e concordo com os Termos de Uso .
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professor Gabriel N.
Respondeu há 6 anos
Contatar Gabriel

Na verdade, Maurício. O verbo visitar não exige preposição. No entanto, o substantivo visita exige preposição quando estiver diante de um adjunto adverbial de lugar. Exemplo: Eu visitei uma escola nova / A visita a escola nova foi interessante. Haverá crase apenas nos casos em que haja contração entre a preposição a e o artigo definido a, sendo assim teríamos: visite o Museu do amanhã / A visita ao Museu do amanhã (sem crase), mas: Visitei a Casa França-Brasil / A visita à Casa França-Brasil

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Sheila A.
Respondeu há 6 anos
Contatar Sheila
O verbo "visitar" é transitivo direto e não exige complemento precedido de preposição — quem visita, visita algo ou alguém). Neste caso específico, não há crase, só haveria se o sentido de "escola" fosse determinado. Exemplo: Visita à escola da Maria.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Miguel R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 6 anos
Contatar Miguel Augusto
Maurício, Sua pergunta é interessante. Vou complementar o que já foi respondido: Visita à Empresa X. - fazer visita a algum lugar; se for palavra feminina, há crase Visita a museus - diante de palavra masculina plural Visita a escolas - palavra feminina, mas com sentido genérico (não há artigo "as") Visita às escolas da rede municipal - a + as - sentido específico, determinado, somente as municipais Em visita a SP, Obama faz palestra... (site de notícias) - diante de nomes que pedem preposição "de"; volto de SP Fiz visita à Bahia. - a + a - volto da Bahia. Farei visita à Salvador de Jorge Amado. - diante de nome de lugar especificado. Espero ter ajudado. At.te, Prof. Miguel Augusto Ribeiro

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Olhem essa questão de concurso.

Se toda dama da boa sociedade tem seu “dia” de receber ? em 1907, são 178 em Nevers ?, a visita à esposa de um figurão supõe uma apresentação prévia.

Percebam que o verbo visitar está com seu complemento verbal, esposa, determinado. Então é por isso que usou-se a crase? Também fiquei na dúvida.

OBS: Esposa não é lugar.

Link: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/fee8d617-94


Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa