Foto de Rafaela S.
Rafaela há 2 anos
Enviada pelo
Site

A dúvida persiste

Já enviei duas dúvidas à cerca de praticamente o mesmo assunto mas, as dúvidas persistem. Esse assunto já me foi explicado contudo, tive um pouco de dificuldades em interpretar e associar aquilo que me foi dito a situações do meu dia a dia. Em que situações específicas tenho de deixar obrigatóriamente o verbo na 3°pessoa do singular? Por exemplo, visto que numa oração, apenas se conjuga o primeiro verbo em tempo e número ,os que lhe seguem mantêm-se no infinitivo. Mas em nenhum caso posso conjugar um verbo que esteja associado ao mesmo sujeito e que não seja o primeiro da frase? 1- Por exemplo, nas frases seguintes: 1) fomos ver a tia depois de almoçarmos ou depois de almoçar. (A dúvida surge devido ao facto de que nesta frase um verbo já se encontra conjugado "fomos") 2) nós ontem comemos antes de ir ver a tia ou antes de irmos ver a tia. 3)eles foram os primeiros a molhar-se ou a molharem-se na água do mar. Por favor esclareçam-me esta dúvida, todas estas frases que referi, têm mais que um verbo relacionado ao mesmo sujeito, estão escritas corretamente? Em que situações, se é que existe alguma, é que posso voltar a conjugar um verbo, que não seja o primeiro da oração e que esteja relacionado ao mesmo sujeito? 2-A dúvida seguinte, envolve a preposição "a". 2.1) mesmo com pessoas a mandarem vir ou a mandar vir 2.2)eles a dizerem 2.3) nós a dizermos Nas perguntas 2.2 e 2.3 havia a hipótese de ser eles a dizer? Nós a dizer? Parece que não me soa bem. E na frase 2.1 a dúvida é a mesma. Porque, se um verbo preceder a esse, torna-se óbvio que o mesmo não pode ser conjugado mas, nesses exemplos,2.1,2,2e2.3, nenhum verbo precede ao verbo apresentado. 3-relativamente à regência do verbo seguir, em que situações é que devemos utilizar-seguir ao(seguir-lhe) ou seguir o(segui-lo). Peço desculpa pelas minhas dúvidas constantes e obrigada pela ajuda e paciência.
Português
2 respostas
Professor Miguel R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 2 anos
Contatar Miguel Augusto

Rafaela, veja:

 Fomos ver a tia depois de almoçar. - infinitivo não flexionado, pois há um só sujeito para os dois verbos. 

Nós ontem comemos antes de irmos ver a tia. - aqui se trata de locução verbal: flexiona-se o auxiliar, e o principal fica no infinitivo não flexionado.

Eles foram os primeiros a molhar-se na água do mar. -  "Não se flexiona o infinitivo com preposição que funcione como complemento de substantivo, adjetivo ou do próprio verbo principal: O pai convenceu os filhos a voltar cedo. / Continuamos dispostos a comprar a casa. / Remédios ruins de tomar. / As emissoras conquistaram o direito de transmitir todos os jogos de vôlei. / Eram exercícios fáceis de resolver." (Manual Estadão)

Leia mais: https://www.estadao.com.br/manualredacao/esclareca/infinitivo .

Mas há polêmica. No entanto, a flexão é desnecessária quando não há dúvida sobre quem pratica a ação:

"Quando o infinitivo estiver depois da preposição a, é o caso mais polêmico, pois há gramáticos que admitem a flexão do infinitivo e há gramáticos que não a admitem. O mais recomendável é aceitar ambos os casos, ou seja, quando o infinitivo estiver depois da preposição a, pode-se usar tanto o infinitivo flexionado, quanto o não flexionado:

 O rapaz ajudava as garotas a superar suas dificuldades em Matemática. [superar se refere às garotas, está claro]

O rapaz ajudava as garotas a superarem suas dificuldades em Matemática. - [aqui fica explícito o sentido]. 

(gramáticaonline)

Mesmo com pessoas a mandar vir - flexão desnecessária: 3.280 casos na internet contra 5 flexionado 

Eles a dizer que... = Eles dizendo que... - "Não se flexiona o infinitivo com preposição que tenha o valor de gerúndio: Os trabalhadores estavam a comer (= comendo). / Estavam a cantar (= cantando)." (Manual Estadão)

Nós a dizer que... = dizendo que... - idem.

3-Seguir: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/seguir/ .

Espero tê-la ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro. 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professora Rose P.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 2 anos
Contatar Rose

Rafaela,

 

quando eu tiver um tempo volto aqui e esclareço. É muita coisa e... tenho de dar aula.

Tomara outro professor venha antes de mim.

 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa