O editorial de um jornal começa com a seguinte frase: "Há cem anos da 1.ª Guerra Mundial – “a guerra para acabar com todas as guerras” –, 80 anos do início da 2.ª Guerra e 30 anos do fim da guerra fria, as nações foram novamente precipitadas numa guerra mundial, mas agora contra um único inimigo". Esse HÁ é mesmo com H ?
Hermann, sim, está correto, pois o verbo "haver" exprime tempo decorrido: Há 2 anos que estudo inglês. Ou: Quando se tornou fluente havia quatro anos que estudava o idioma. Espero ter ajudado. At.te, prof. Miguel Augusto Ribeiro.
Olá, Hermann. A frase está correta. Para entender a diferença entre o uso do “a” ou “há”. É importante lembrar que o “há” é verbo (forma do verbo haver), que pode ser substituído por outro verbo. Ex: Faz cem anos da 1* Guerra Mundial.