As orações em destaque abaixo são subordinadas adjetivas, exceto:
A) “sobre a existência de uma onda de descredenciamento de profissionais que solicitam exames caros..."
B) “Já perdi quatro convênios com operadoras por ter solicitado a pacientes procedimentos que não são vantajosos às empresas.”
C) “A operadora envia uma carta na qual comunica um suposto redimensionamento da rede conveniada, mas não é bem assim...”
D) “Sendo assim, a operadora afirma que entrou em contato com a cliente e disponibilizou dois cirurgiões referenciados para realizar a cirurgia.”
Oi, Duda! Para pensar sobre isso, mais do que decorar os nomes de cada tipo de oração subordinada, podemos refletir um pouquinho sobre as funções que desempenham nas frases.
Perceba que nos exemplos a, b e c as orações subordinadas ajudam a descrever um elemento: os profissionais têm a característica de solicitarem exames caros, os procedimentos, de não serem vantajosos às empresas e a carta, de comunicar "um suposto redimensionamento da rede conveniada". E o exemplo d? Nesse caso, o trecho em negrito completa o sentido do verbo. A operadora afirmou o quê? Que entrou em contato com a cliente e disponibilizou dois cirurgiões referenciados. Ou seja, nesse caso, o trecho em negrito tem a função de objeto direto (por completar o sentido de um verbo transitivo direto, isto é, que não rege preposição). Esse tipo de oração é chamada oração subordinada substantiva objetiva direta, mas você nem precisaria saber disso para responder a pergunta, bastava atentar-se bem à função dos trechos em negrito em cada exemplo.
Espero ter ajudado!