Foto de Francisco M.
Francisco há 5 anos
Enviada pelo
Site

Advérbio ótimo

Boa tarde!

Poderia me explicar a questão abaixo? Gabarito é a letra D.

Assinale a alternativa que apresenta um advérbio no grau superlativo absoluta sintética:

a) Muito mal.

b) O mais drepessa possível.

c) Extramamente baixo.

d) Ótimo.

Português
3 respostas
Professora Marilia M.
Respondeu há 5 anos
Contatar Marilia

Na opção D, houve a troca do adjetivo "bom" por ótimo. Veja que nas outras alternativas, foram usados intensificadores, como extremamente, muito. A única que aplica uma forma diferente na construção do superlativo é a alternativa D.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professor Geraldo M.
Respondeu há 5 anos
Contatar Geraldo Inácio

Olá! O superlativo absoluto sintético se apresenta sob duas formas: uma erudita, de origem latina, outra popular, de origem vernácula. A forma erudita é constituída pelo radical do adjetivo latino mais um dos sufixos -íssimo, -imo ou érrimo. Por exemplo: fidelíssimo, facílimo, paupérrimo, boníssimo, magérrimo. No caso do termo em análise, a resposta é a alternativa 'D'. ÓTIMO vem do Latim optimus, “o melhor”, de ob-, “à frente”, mais o sufixo superlativo -tumos. Aquilo ou aquele que está “bastante à frente” de outros não é apenas 'bom', é o melhor. Assim, seria 'boníssimo' ou 'ótimo'.

Quanto às alternativas a) Muito mal, b) O mais depressa possível, c) Extremamente baixo, os advérbios propriamente ditos não possuem variações de graus, mas compõem estruturas comparativas e superlativas. É possível notar que o advérbio mais, em negrito, constrói a estrutura comparativa para o adjetivo sublinhado, mas nem um nem outro sofrem alterações em sua composição. A ideia de comparação é transmitida por toda a estrutura com advérbios e adjetivos.

Grau superlativo Relativo: composição que evidencia uma parte em relação ao todo.

Exemplo: O Prof. Geraldo veio o mais depressa possível.

Dentre as formas de variação em grau que os adjetivos e os advérbios podem sofrer está o superlativo. O grau superlativo marca um aumento extremo de quantidade ou de intensidade dos adjetivos ou dos advérbios. Uma das formas de construção desse grau superlativo é através da expressão:

...o/a + mais + ______ + possível

...o/a + menos + ______ + possível

Nesses casos o aumento é relativo à intensidade e é dado por toda a expressão ao invés de conter o grau marcado na palavra-alvo (ex.: claro = grau normal; claríssimo = grau superlativo; marca de variação em grau: "-íssimo"). Quando essa expressão indicar aumento de intensidade de um adjetivo, podemos apontar para as seguintes possibilidades de concordância:

  • Os artigos (o/a) que iniciam a expressão, assim como a palavra possível, devem concordar em gênero e número com a palavra que está sendo intensificada;
  • A expressão o mais/menos ... possível deve se manter fixa no masculino singular independentemente do número e do gênero da palavra intensificada.

Prof. Geraldo Inácio.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Juliana V.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 5 anos
Contatar Juliana

A alternativa D é  a única que apresenta a forma sintética para o advérbio, as demais alternativas  apresentam o grau analítico.  

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa