Em muitos materiais que pesquisei sobre o Grau do adverbio comparativo a minha dúvida É seguinte frase:
Adriana era mais atenciosa que todas as suas irmãs.
Ou seja, usado o termo: mais + adverbio+ que.
Só que no lugar do adverbio que segue a regra está o que eu acho que é um adjetivo. "Atenciosa" ou talentosa
Essa frase indica que é grau de adverbio de superioridade. O que eu entendi é que para ser adverbio não há flexao de número e de gênero. Mas a palavra que indica na frase é atenciosa. E essa palavra não seria adjetivo e não adverbio? Pois pode ser flexionada o gênero tanto para o feminino como masculino.
Assim como outras palavras ao invez de "atenciosa está na frase "talentosa"
Mas essa frase flexionaria o gênero se fosse no masculino ou feminino.
Sei que o adverbio se relaciona com o verbo, adjetivo ou adverbio. Mas não consigo identificar nessa frase, que se encontra nos meus materiais de estudo.
Preciso muito de ajuda para entender.
Outra dúvida é sobre o Grau do adjetivo quando diz .
O João está mais feliz que Pedro.
Esse "está" não seria verbo? E o adjetivo não se relaciona apenas com o substantivo? Pergunto porque em alguns matérias que vejo na internet encontro essas frases o que não entendo. Pois o adjetivo caracteriza o substantivo.
Olá, Andressa!
No primeiro exemplo, você tem mais (advérbio de intensidade) + atenciosa (adjetivo) + que. O "mais...que" é que indica o grau do advérbio e não "atenciosa". Você também pode analisar essa frase como grau do adjetivo. Acredito que seja por isso também a sua dúvida, além de ter confundido advérbio com adjetivo.
No segundo exemplo, "está" é sim um verbo que liga o substantivo João a "feliz". O adjetivo se refere ao substantivo, mesmo com esse verbo, que serve apenas de "ponte".
Espero ter ajudado. :)