(Estarei pagando aulas particulares para o professor que me responder)
1) Analise a frase: “O ciclo da pobreza pode ser rompido quando as meninas permanecem na escola”. O verbo permanecer atua como verbo de ligação? Justifique sua resposta.
2) Fala do passarinho: Você é o gato que comeu meus dois irmãos! Fala do Garfield: Eu amo essa família identifique corretamente a predicação dos verbos “ser” e “comer”, presentes na fala do passarinho, e do verbo “amar”, presente na fala de Garfield, respectivamente. A) Verbo de ligação, verbo transitivo direto e verbo intransitivo. B) Verbos intransitivos. C) Verbos transitivos diretos. D) Verbo intransitivo, verbo transitivo direto e verbo transitivo indireto. E) Verbo de ligação, verbo transitivo direto e verbo transitivo direto.
3)Em “eu evito (ir ao shopping de terno preto) porque logo posso ser confundido com um segurança”. Qual é a função que a oração em parênteses está desempenhando? Justifique.
1) Não, o verbo "permanecer" está atuando como verbo intransitivo, pois o mesmo é complementado por um adjunto adverbial de lugar.
2) E) Verbo de ligação, verbo transitivo direto e verbo transitivo direto.
3) Objeto direto. O verbo "evitar" é transitivo direto, pois quem evita, evita algo/alguma coisa. Portanto, é um verbo que não exige preposição.
Vou dar aula agora, não tenho tempo de responder a todas as questões.
Mas digo que o verbo PERMANECER aí no contexto é verbo intransitivo e não, verbo de ligação. O predicado é verbal.
Não posso escrever mais, tenho de correr. Tchau, amiguinho.