Foto de Joy S.
Joy há 5 anos
Enviada pelo
Site

Aposto- concurso

GAB A Pq as outras opções estão erradas? obrigada!!! Ano: 2019 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: UFPB Provas: INSTITUTO AOCP - 2019 - UFPB - Administrador Assinale a alternativa em que as vírgulas empregadas em destaque estão demarcando um aposto. A “[...] quando ela disse que estava com saudades da Atlântida, o reino submerso por Deus, em resposta aos desafios e à soberba de seu soberano [...]”. B “[...] talvez, seja por isso que o mundo minta tanto, hoje em dia.”. C “Os japoneses, por exemplo, contam que um velhinho, na véspera do ano-novo, não conseguiu vender os chapéus que fabricava [...]”. D “[...] algumas cabeludas, outras mais inocentes, sempre invenções da mente, fruto da criatividade [...]”. E “[...] mas poucos sabem que esta é uma tradição recente, de pouco mais de 50 anos, e que veio do candomblé [...]”.
Professor Miguel R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 5 anos
Contatar Miguel Augusto

Jota, b. Vírgula incorreta entre expressão que indica presente de subjuntivo e verbo. c. ênfase na expressão "por exemplo" e na adverbial temporal "na véspera...". d. separa expressões adjetivas, mas não explicam um termo anterior, que é a função do aposto. e. entre vírgulas está expressão adverbial temporal. Espero ter ajudado. At.te, prof. Miguel Augusto Ribeiro.  

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professora Patricia B.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 5 anos
Contatar Patricia
Olá, Joy, bom dia. Vamos lá. O aposto é um termo da oração de natureza substantiva (núcleo substantivo) que explica um outro substantivo antecedente. É o que acontece na alternativa A, onde "reino submerso por Deus" - núcleo REINO (substantivo) - explica o substantivo antecedente "Atlântida". Na alternativa B, as vírgulas empregadas são usadas para enfatizar e para separar os advérbios de dúvida "talvez" e de tempo, "hoje em dia". Na letra C, "por exemplo", não explica o substantivo "Japão", sendo que essa é a principal função do aposto. Na alternativa D, as vírgulas estão sendo empregadas por causa da enumeração, ou seja, existem vários exemplos de "invenções". Na letra E, as vírgulas estão sendo empregadas novamente para separar o advérbio que deve ficar no final da oração. Espero ter ajudado. Um abraço!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor