1) Leia a tira abaixo:
Primo Zeca: Eu sei só estava brincando!
Chico Bento: Só pruque ocê é da cidade, acha qui pode manga da minha cara, é?
Primo Zeca: Ah é, pois, para a sua informação, nós da cidade também temos festa junina, sabia?
A variedade linguística usada por Chico Bento é o que se chama de “falar caipira”. Em relação à fala de Chico Bento, seria incorreto afirmar que:
a. Não cumpre sua função comunicativa.
b. Reproduz situação de diálogo informal.
c. Não é empregada na redação de leis e decretos.
d. Não é objeto de preconceito linguístico de falantes urbanos.
2) Observe o extrato abaixo, do renomado gramático Celso Cunha sobre a matéria:
"Nenhuma língua permanece a mesma em todo o seu domínio e, ainda num só local, apresenta um sem-número de diferenciações.(...) Mas essas variedades de ordem geográfica, de ordem social e até individual, pois cada um procura utilizar o sistema idiomático da forma que melhor lhe exprime o gosto e o pensamento, não prejudicam a unidade superior da língua, nem a consciência que têm os que a falam diversamente de se servirem de um mesmo instrumento de comunicação, de manifestação e de emoção."
(Celso Cunha, em Uma política do idioma)
Em relação às variedades linguística, é incorreto afirmar que:
a. As diversas variedades de ordem geográfica, social e/ou individual não podem se sobrepor ao uso da unidade superior da língua, pois tal ação a inviabiliza como instrumento de comunicação.
b. Essa variação não prejudica a unidade de uma língua.
c. Nenhuma língua é imutável.
d. Os diversos usuários das diversas variantes se sentem coesos no uso de uma única língua, como instrumento de comunicação de sentidos e emoções.
e. Mesmo em um único local, há infinitas variantes, por razões geográficas, sociais e mesmo individuais.
3) Indique a frase em que a utilização do pronome pessoal é típica da linguagem coloquial:
a. Não há problema algum entre mim e você.
b. Encontrar-se-iam no dia seguinte ao ocorrido.
c. Ele estava descrevendo-se pior do que era;
d. Foi-se deitar às sete horas da noite;
e. Telefonou para elas no dia seguinte;
Valéria, aqui respondemos dúvidas pontuais.
At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.
No tocante à questão número 1(um), temos como resposta correta a alternativa "a". Entenda-se: Está perguntando "seria incorreto afirmar que" - logo é incorreto afirmar que não cumpre sua função comunicativa.
Na sequência, questão número 2 (dois). Questão mais extensa, tão logo notamos a mesma pergunta diante do fragmento de texto de Celso Cunha. Lemos : "É incorreto afirmar que"- onde a alternativa correta é novamente a "a". Comenta-se: É incorreto afirmar que as variações da língua não podem se sobrepor à unidade superior. Não é o que diz o texto de Celso Cunha, pois, a variação da língua não prejudica em nenhum aspecto.
No pior dos colóquios, apontaria na questão 3(três) a alternativa "d" . O verbo ir no passado do indicativo e de maneira enclítica, causa estranhamento semântico, logo, "foi-se " pode ser confonfundido com a foice instrumento de cortar.