Foto de Heloísa C.
Heloísa há 2 anos
Enviada pelo
Site

Classificação do verbo ter

Boa noite! Geralmente, associo o verbo ter a um verbo transitivo direto, o que se vê na maioria das frases, como nas situações 1 e 2. A dúvida, porém, surge em relação às outras possibilidades cabíveis de classificar-se o verbo: poderíamos ter o verbo, além de no instransitivo, como nos exemplos 3 e 4, e de no transitivo direto, classificado como VTDI ou VTI, como nas situações 5,6, 7 e 8? Grata!

 

1> Eu tenho amigos.

2> Eu tenho consciência .

3> Ele tinha. Não tem mais.

4> Ele tinha muito pouco.

5> Ele teve uma conversa com ele.

6> Ela teve de fazer as fichas.

7> A mulher tem direito de votar.

8> Fui ter consigo.

Português Acompanhamento Escolar Ensino Médio
3 respostas
Professor Rodrigo Á.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 2 anos
Contatar Rodrigo
Boa noite Heloisa, Sim, a transitividade de alguns verbos estão relacionadas ao contexto linguístico ou a cultura de um povo, outros, porém têm sua tipologia imutável. 1> Eu tenho amigos. Quem tem, tem algo ou tem alguma coisa. O verbo é transitivo direto em sua natureza principal. A mesma explicação para esta oração: >2 Eu tenho consciência 3> Ele tinha. Não tem mais. A pergunta é a mesma. Quem tem, tem algo ou alguma coisa, mas a oração omite o objeto, redirecionado à intransitividade. É nossa oralidade ou cultura brasileira que consolida esta possibilidade. Mesma explicaçãopara > Ele tinha muito pouco. A diferença aqui, é a complementação circunstancial de intensidade. 5> Ele teve uma conversa com ele. Aqui, funciona como objeto direto. É como se disséssemos: Ele conversou com ele. 6> Ela teve de fazer as fichas. Neste caso, funciona a transitividade indireta. Seria semelhante menção: Ela necessitou da feitura das fichas. 7> A mulher tem direito de votar. A mulher tem o quê? Direito ao voto. 8> Fui ter consigo. Aqui o auxílio de um verbo auxiliar, similar seria : Fui ao seu encontro. Ao seu encontro, eu fui. Cordialmente, Professor de Língua Portuguesa Rodrigo Álvaro

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professor Paulo H.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 2 anos
Contatar Paulo

Olá, tudo bem?

O verbo ter apresenta a seguinte transitividade: transitivo direto, transitivo direto e indireto, além de em alguns casos, ser intransitivo.

Na frase número 7, há uma construção que exige dois complementos: um sem preposição (direito) e um preposicionado (de votar).

Na frase número 8, o verbo apresenta o sentido de foi conversar, foi encontrar-se com outra pessoa. Sendo assim, não há necessidade de complemento verbal e, portanto, é intransitivo.

 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Miguel R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 2 anos
Contatar Miguel Augusto
Heloísa, A transitividade de um verbo depende do contexto. Esse verbo pode ser intransitivo, transitivo direto e indireto, e pronominal. Além compõe diversas expressões, como ter de/que, tem que ver com etc. Espero tê-la ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa