Para identificar as classes gramaticais de uma palavra num contexto, é importante considerar o papel que essa palavra desempenha em uma frase específica. Aqui estão alguns passos e dicas para ajudar nisso:
Substantivo: Representa seres, coisas, lugares, ideias ou sentimentos. Pode ser identificado como o núcleo de um sujeito ou objeto. Exemplo: "casa", "amor", "cidade".
Adjetivo: Caracteriza ou qualifica um substantivo. Responde à pergunta "como é?" Exemplo: "casa bonita", "amor eterno".
Verbo: Indica ação, estado ou fenômeno. É geralmente o núcleo do predicado da frase. Exemplo: "correr", "estar", "chover".
Advérbio: Modifica um verbo, adjetivo ou outro advérbio, indicando circunstâncias como tempo, modo, lugar, intensidade, etc. Exemplo: "corre rapidamente", "muito bonito".
Pronome: Substitui ou acompanha um substantivo, indicando a pessoa do discurso. Exemplo: "ele", "nosso", "alguém".
Preposição: Relaciona dois elementos de uma oração, estabelecendo uma relação entre eles. Exemplo: "de", "em", "com".
Conjunção: Liga orações ou termos de mesma função, estabelecendo uma relação lógica. Exemplo: "e", "ou", "mas".
Interjeição: Expressa emoção ou sentimento. Exemplo: "ah!", "nossa!", "puxa!".
Numeral: Indica número, ordem ou medida. Exemplo: "um", "primeiro", "dobro".
Para identificar a classe gramatical, observe o contexto em que a palavra aparece, sua relação com outras palavras e a função que desempenha na frase. Por exemplo, a palavra "rápido" pode ser um adjetivo em "O carro é rápido" ou um advérbio em "Ele corre rápido". Portanto, entender o contexto é crucial para a identificação correta.
É necessário estudar as funções de cada classe gramatical (Morfologia). Lembrando que as classes de palavras mudam de acordo com a função no texto. Estude os conceitos e exemplos, depois faça exercícios e desenvolva habilidades na identificação de cada palavra ou expressão na classe a que pertence.
As classes gramaticais das palavras individuais raramente vão mudar de acordo com o contexto. Elas podem mudar de função sintática, que já é outra coisa e tem a ver com sintaxe.
No contexto, é uma questão de ligar o conceito com a palavra na frase. As classes são substantivo, verbo, adjetivo, pronome, advérbio, artigo, conjunção, numeral, interjeição e preposição. Em muitas gramáticas ou sites se pode encontrar a explicação do que é cada uma dessas classes, e então você relaciona com o contexto. Por exemplo:
"Estou feliz", temos um estado, uma ação, que sempre vai ser o verbo. E a situação de estar feliz, de estar de um jeito. Então é um adjetivo.
"Ele é um cachorro", temos o "ser", que é o verbo, o "um", que quantifica, mas por não estar realmente contando quantos cachorros tem, é um artigo. Sobraram "ele" e "cachorro". Ele é um pronome, e cachorro é um substantivo. Neste contexto, pode estar na função de qualificar. Mas a princípio é um substantivo.
Às vezes uma mesma palavra parece mudar de classe gramatical, mas tem a ver com, às vezes, realmente serem palavras diferentes. Nós temos, por exemplo, o "se" pronome ("Ela se machucou") e o "se" partícula condicional ("se você se atrasar, ficaremos bravos"), entre outros.
Espero ter ajudado e não soado muito confusa.