Foto de Claudivan R.
Claudivan há 11 anos
Enviada pelo
Site

Como se escreve, cafézinho ou cafezinho?

Acabamos de receber o comunicado de uma empresa com o título "Momento Cafézinho: Leia as nossas novidades". Existe acento nesta palavra?
Português
4 respostas
Minerva IA
Inteligência Artificial do Profes
Respondeu há 1 ano

A forma correta de escrever é "cafezinho", sem acento. A palavra "cafezinho" é um diminutivo de "café" e, por ser uma palavra paroxítona terminada em vogal, não leva acento. Portanto, no título "Momento Cafézinho: Leia as nossas novidades", a forma "Cafézinho" é a correta, já que se refere de forma mais específica ao diminutivo e é um nome próprio no contexto do comunicado.

Já tem uma conta? Entrar
Ao me cadastrar, confirmo que li e concordo com os Termos de Uso .

Envie sua pergunta

Professora Luciana C.
Respondeu há 11 anos
Contatar Luciana
A forma correta é cafezinho.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Érica F.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 9 anos
Contatar Érica
Café (oxítona terminada em "e") e cafezinho (paroxítona terminada em o)

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor José G.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 2 anos
Contatar José Macílio

Claudivan,

Quem escreveu “cafézinho” (com acento na sílaba subtônica) ainda está vivendo nos anos anteriores a 1971 (não se atualizou). Explico:

Costuma-se dizer que nada ocorre por acaso, tudo tem uma razão de ser. Para quase tudo pode haver uma explicação, um fator motivador. E talvez tenha despertado em você a curiosidade de saber que fato motivador é esse.

O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa de 12 de agosto de 1943, aprovado pela Academia Brasileira de Letras, estabelecia, no item 13, a seguinte regra:

Mantêm-se o acento circunflexo e o til do primeiro elemento nos advérbios em mente e nos derivados em que figuram sufixos precedidos do infixo z (zada, zal, zeiro, zinho, zista, zito, zona, zorro, zudo, etc.): cómodamente, unânimemente, cortêsmente, dendêzeiro, ôvozito, pêssegozinho; chãmente, cristãzinha, leõezinhos, mãozada, romãzeira, etc.; e o acento agudo do primeiro elemento passará a ser acento grave nos derivados dessa natureza: avòzinha, cafèzeiro, cafèzinho, faìscazinha, indelèvelmente, opùsculozinho, sòmente, sòzinho, terrìvelmente, voluntàriozinho, volùvelmente, etc.

Pela Lei nº 5.765, de 18 de dezembro de 1971, que aprovou alterações na ortografia da língua portuguesa, foi abolido o acento circunflexo e o grave com que se assinalava a sílaba subtônica dos vocábulos derivados em que figura o sufixo mente ou iniciados por z.

Obs.: Foi Mantido o til do primeiro elemento nos advérbios em mente e nos derivados em que figuram sufixos precedidos do infixo z (zada, zal, zeiro, zinho, zista, zito, zona, zorro, zudo, etc.): chãmente, cristãzinha, leõezinhos, mãozada, mãezinha, pãezinhos, romãzeira, etc.

...

Café x Cafezinho

Apesar de a palavra café ser acentuada, o vocábulo cafezinho não recebe acento. Isso acontece por causa da posição da sílaba tônica em cada um dos termos, o que altera também a regra de acentuação em que cada um se encaixa.

 Café é uma palavra oxítona (ca-). Na língua portuguesa, acentuam-se todas as palavras oxítonas terminadas em “a”, “o” e “e”.

Exemplos: café, manjá, cipó.

Já cafezinho é uma paroxítona. Isso significa que a sílaba tônica é a penúltima: ca-fe-zi-nho. E paroxítonas terminadas em “o” não levam acento agudo.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App
Escaneie o QR Code para baixar