Boa noite. O Complemento nominal sempre estará conectado a algum outro substantivo abstrato na oração ou ele pode ser encontrado de outro modo? Na maioria dos exemplos que vejo, sempre o colocam dando sentido a algum elemento abstrato, mas nunca o vejo com elementos concretos, físicos.
Exemplos que costumo ver: "Isso não é responsabilidade dele"; "Estávamos favoráveis ao acordo" ; "O encontro de jovens foi muito interessante" ; "A situação dele era complexa" etc.
Outra dúvida: como posso diferir um objeto indireto de um complemento nominal? Ex.:" Ele não notou o desapararecimento dele" pode se tornar "Ele não notou o seu desaparecimento" e, portanto, se tornar "Ele não lhe notou o desaparecimento". O termo "desapararecimento" é abstrato, mas o que se pode fazer nesse caso? Se disséssemos uma frase do tipo "Uma mariposa pousou na blusa dela", podemos ter melhor análise, visto que "blusa" é algo concreto.
Kairon, veja:
1. "Complemento nominal é um termo integrante da oração; tem a função de completar a significação dos nomes, isto é, dos substantivos, adjetivos e advérbios. Difere-se do adjunto adnominal, o qual caracteriza um substantivo em vez de completar o seu sentido.
Ela sentia aversão a homofóbicos.
Tenho dúvida sobre uma questão.
Sua capacidade de memorização é admirável." (mundoeducacao)
2. "Os complementos nominais vêm sempre seguidos de preposição, tal como o objeto indireto (este, um complemento verbal). Assim, é importante não confundir esses dois termos. Enquanto a função do complemento nominal é completar o sentido de um nome, a função do objeto indireto é completar o sentido de um verbo." (todamateria) (grifo meu)
Espero tê-lo ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.