a) Quando José chegou a casa, sua mulher já _________ (jantar – sentido de uma ação no passado anterior a outra no passado) e ele ficou (ficar – ação completada no passado) magoado porque ela não o esperou. b) Ele foi até o quarto do seu filho que __________ (desenhar - ação simultânea a outra no passado) um caminhão. c) O menino parou de desenhar quando seu pai _________ no quarto. (entrar – ação no passado anterior a outra no passado). d) José __________ de sua infância (lembrar – ação em um passado remoto), quando ______ (ir – ação interrompida no passado /acontecendo simultaneamente ao passado remoto) com seu pai trabalhar e o ajudava a carregar o velho caminhão.
Oi, Anderson, tudo bem?
Aqui a ideia é usar os verbos nos diferentes pretéritos do indicativo.
Lembrando que temos 3 pretéritos, que podem ser resumidos como:
Pretérito perfeito - marca um acontecimento pontual e concluído no passado. Exemplo: Ontem, ela correu no parque.
Pretérito imperfeito - marca um acontecimento inconcluso, ou que tem certa duração no passado, e assim é muito usado quando queremos marcar uma ação que ocorre simultaneamente a outra. Exemplo: Ontem eu corria, enquanto meu irmão andava.
Pretérito mais-que-perfeito: marca um acontecimento remoto no passado, ou seja, um acontecimento que ocorreu antes de outro também no passado. Exemplo: A professora já tinha começado a aula, quando eu entrei na sala. -> "tinha começado", que também pode ser escrito como "havia começado" ou "começara", marca um acontecimento anterior a outro (chegar).
Com isso, acredito que você consiga responder aos exercícios. Se tiver dúvida sobre a conjugação do verbo, você pode consultar a tabela:
É só inserir o verbo e ver como ele fica no tempo e na pessoa que você quer.
Espero ter ajudado!