Se na frase "Quando meu olhar se perder no nada, por favor, não me despertem". Se trocar a palavra olhar por olhares, a forma correta será: 1 - Quando meus olhares se perderem no nada, por favor, não me despertem. Ou
2 - Quando nossos olhares se perderem no nada, por favor, não nos despertem.
As duas formas estão corretas. Você pode fazer o plural como no número 1 tendo a concordância verbal correta, mas também no número 2 fazendo a troca para a primeira pessoa do plural; o que muda é o sentido das frases.
Olá, Janaína.
De acordo com a frase de base, a primeira opção é a correta. Já a segunda opção, entrega outro sentido, diferente da sentença base. Remete a 3ª pessoa do plural, não é mais o "eu".
Espero ter iluminado suas ideias.
A resposta correta será:
2 - Quando nossos olhares se perderem no nada, por favor, não nos despertem.
A substituição da palavra "olhar" por "olhares" requer uma mudança correspondente do pronome possessivo de singular ("meu") para plural ("nossos") para concordar com a palavra "olhares" no plural. Portanto, a frase correta é aquela em que tanto o substantivo quanto o pronome possessivo estão no plural, refletindo a concordância correta.
Por exemplo:
Imagine que você e um amigo estão brincando juntos, e ambos estão olhando para algo distante, como um pássaro no céu. Se você quiser dizer que os olhos de vocês dois estão olhando para o pássaro, você diria:
"Quando nossos olhares se perderem no pássaro, por favor, não nos chamem."
Nesse caso, você está usando "nossos" porque se refere aos olhares de ambos, os seus e os do seu amigo. Portanto, "nossos" faz com que tudo combine corretamente, como quando você compartilha brinquedos com seu amigo.