Prezado, boa tarde!
O verbo ser pode variar quando antecede o pronome demonstrativo "o"?
ex. O importante é os três pontos em casa.
Willians, veja:
"Havendo um sujeito singular que se refira a coisas e um predicativo do sujeito no plural, o verbo deverá ser escrito também no plural.
Portanto:
O importante são os três pontos em casa.
Leia mais:
https://www.normaculta.com.br/concordancia-verbal-com-o-verbo-ser/ .
Espero tê-lo ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.
Willians,
O verbo ser concorda com o predicativo do sujeito quando o sujeito for representado por pronome demonstrativo, pronome indefinido, pronome interrogativo (tudo, nada, o, isto, isso e aquilo):
>>>>>>>>>>>>>>>>>
Caso tenha interesse e disposição para se aprofundar, conhecer ou revisar os diversos casos de concordância com o verbo ser, disponibilizamos na sequência um compilado sobre o assunto.
-----------------------------------------------------------------------------
CONCORDÂNCIA DO VERBO SER
A regra geral da concordância verbal estabelece que o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito:
A concordância com o verbo ser, no entanto, pode fugir à regra geral, quando empregado como verbo de ligação, caso em que liga o predicativo ao sujeito. Ela poderá ser feita com o sujeito gramatical ou com o predicativo do sujeito, dependendo das situações. Isso acontece porque, com o verbo ser, a concordância verbal apresenta algumas especificidades.
1. Verbo ser concordando com o sujeito (quando este for nome de pessoa ou pronome pessoal reto):
2. Verbo ser concordando com o predicativo do sujeito (quando o sujeito for representado por pronome demonstrativo ou pronome interrogativo):
Obs.: O predicativo do sujeito é o termo da oração que caracteriza o sujeito, atribuindo-lhe uma qualidade. Aparece depois de um verbo de ligação. Neste caso, depois do verbo ser.
3. Quando os pronomes tudo, nada, o, isto, isso e aquilo atuam como sujeito, a concordância é feita com o predicativo do sujeito:
4. Os pronomes interrogativos "quem", "que", "o que" em frases com o verbo "ser", normalmente exercem a função de predicativo e não de sujeito; o verbo "ser" não concorda com eles e sim com o sujeito.
5. Quando há um sujeito no singular que se refere a coisas (não a pessoas) e um predicativo do sujeito no plural, a concordância é feita com o predicativo do sujeito:
6. Se o verbo ser figurar entre dois nomes de números diferentes, concordará geralmente com o termo que se encontra no plural:
7. Quando o sujeito é nome próprio ou comum de pessoa e o predicativo é substantivo comum, o verbo concorda no singular com o nome de pessoa:
8. Quando impessoal (sem sujeito) o verbo ser, na indicação de fenômenos atmosféricos ou de horas e datas, a concordância é feita com o numeral, ou seja, com o predicativo:
Observações:
a) Aparecendo, porém, a palavra dia no predicativo, o verbo ficará no singular:
b) Quando o verbo ser, nas expressões que se referem às horas, vem modificado por uma das seguintes locuções, "perto de", "cerca de", "mais de", tanto podemos conservá-lo na 3ª pessoa do singular como do plural, indiferentemente:
9. Quando o sujeito ou o predicativo é pronome pessoal, com ele concorda o verbo; se ambos (sujeito e predicativo) forem representados por pronomes pessoais, o verbo concorda com o que estiver exercendo a função de sujeito. O pronome pessoal pospõe-se ao verbo:
10. Quando são usadas as expressões "muito", "pouco", "tanto", "demais", "mais de", "mais que", "menos de", “o suficiente”, “o bastante”, na indicação de preço, medida quantidade, o verbo ser fica sempre no singular, independentemente da quantidade expressa:
11. Na expressão é que, cuja função é reforçar um termo da oração, o verbo ser permanece invariável, independentemente de o sujeito estar no singular ou no plural:
12. Nas expressões é de ver, é de notar, é de reparar..., quando antepostas ao substantivo, o verbo ser permanece sempre no singular, mesmo quando seguido de um substantivo plural:
13. Costuma-se construir:
14. Embora não constitua erro palmar tal concordância, melhor será construir assim:
15. Com o verbo ser, admite-se o singular ou o plural, mas com preferência para esta concordância:
Não, o verbo "ser" não varia quando antecede o pronome demonstrativo "o". A construção correta seria: "O importante é os três pontos em casa." Neste caso, "é" permanece invariável, independentemente do pronome demonstrativo que o segue.
"O importante são os três pontos em casa."