Concordância nominal help

 

Qual a forma correta de se escrever a frase abaixo?

 

O Sr. Daniil Sergunin e o Sr. Maxim Borisovich Seregin., ambos qualificados acima, somente tomarão posse no/nos(?) cargo/cargos(?) de Administrador da Sociedade(...)

Rodrigo P.
Rodrigo
perguntou há 3 semanas

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Responder dúvida
2 respostas
1
votos
1 usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Miguel A.
Respondeu há 3 semanas
Melhor resposta
Melhor resposta escolhida pelo autor da dúvida

Rodrigo, se só há um cargo, "no cargo de...". E escreveria somente "... , ambos qualificados, ...". Espero ter ajudado. At.te, prof. Miguel Augusto Ribeiro.

0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Geraldo I.
Respondeu há 3 semanas

Olá, Rodrigo,

A pergunta está um pouco confusa. Porém, vamos lá.

O sujeito da oração é composto por dois substantivos, Daniil Sergunin e Maxim  (Daniil e Maxim). O único verbo desta oração é o verbo "tomar" flexionado no futuro do presente "tomarão". Assim, o centro da análise seria: Os senhorres Daniil e Maxim tomarão posses nos cargos... Afinal, cada indivíduo é investido em um cargo. Um indivíduopode ter dois cargos, mas dois indivíduos não podem assumir um cargo. Portanto, os termos 'posse', 'no', 'cargo' e 'administrador de sociedade' devem ficar no plural('posses', 'nos', 'cargos' e 'administradores da sociedade'). Quanto ao verbo 'tomarão' refere-se ao sujeito duplo 'Daniil e Maxim', corretamente.

Grato. 

Prof. Geraldo Inácio.

Professores particulares de Português

+ Ver todos
Encontre e contrate um professor particular para te ajudar nos estudos.
Florianópolis / SC
Graduação: Licenciatura em Letras - Português/Francês (UFSC)
Português no 2º Ano Recuperação em Português Português no 3º Ano Português para Concursos Gramática Básica Português - Acompanhamento Escolar Exercícios de Português
Professor de redação, português, inglês, francês e PLE com mais de 20 anos de experiência. Abordagem comunicativa. Aulas personalizadas. "Educare".
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 120 / aula
Conversar Whatsapp do professor Miguel A. Whatsapp do professor Miguel A. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 1 h e 7 min
34 avaliações
São Paulo / SP
Doutorado: Estética e História da Arte (USP)
Português - Correção de trabalhos Português - Redação ENEM Português - Escrita científica Português - Profissional Português - parecer técnico Português - Revisão de dissertações Português a Distância
Eu ajudo vestibulandos do Brasil todo a passarem no vestibular por meio das minhas aulas de redação particulares online.
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 70 / aula
Conversar Whatsapp do professor Ana P. Whatsapp do professor Ana P. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 4 h e 19 min
40 avaliações
Santos / SP
MBA: Gerenciamento de Projetos (UNISANTA )
Conjugação Português - Acompanhamento Escolar Português - Aulas Particulares Reforço Escolar em Português Exercícios de Português Português - Professor Português - Profissional
Ensino Matemática, Física, Cálculo
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 40 / aula
Conversar Whatsapp do professor Felipe C. Whatsapp do professor Felipe C. Ver WhatsApp
Responde em 2 h e 18 min

Pergunte aos nossos professores

Você possui uma lista de exercícios ou Trabalho?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa