Olá, boa tarde.
Qual o correto?
1. Justifique-se as ausências ou justifiqueM-se as ausências?
2. Registre-se as devidas justificativas ou registreM-se as devidas justificativas?
3. Cancele-se os registros ou canceleM-se os registros?
Agradeço, desde já, a atenção dispensada.
Boa tarde, Gustavo.
Em todos os seus exemplos, a concordância fica no plural, pois o "se" ligado a esses verbos é o que chamamos de "partícula apassivadora de sujeito", isto é, o termo que vem depois desse verbo é o sujeito paciente da oração, por isso o verbo deve concordar com ele. Sempre que o "se" for ligado a um verbo transitivo direto, isso vai acontecer, pois teremos o que chamamos de "voz passiva sintética". Exemplos:
"Vendem-se casas", que é o mesmo que "Casas são vendidas".
"Alugam-se carros" -> "Carros são alugados".
Podemos fazer o mesmo com seus exemplos:
"JustifiqueM-se as ausências" -> "As ausências são justificadas".
"RegistreM-se as devidas justificativas" -> "As devidas justificativas são registradas".
"CanceleM-se os registros" -> "Os registros são cancelados".
Veja que isso só acontece quando o verbo é transitivo direto (que é o caso dos seus exemplos). Quando ele é intransitivo ou transitivo indireto, a concordânciafica fica sempre no singular, pois o "se" passa a ser um índice de indeterminação de sujeito. Exemplos:
"Precisa-se de cozinheiros", e não "Precisam-se de cozinheiros". Veja que aqui não dá para passar para a voz passiva analítica como nos outros exemplos: "De cozinheiros são precisados" (isso não faz sentido).
"Trata-se de novas circunstâncias", e não "Tratam-se de novas circunstâncias". "De novas circunstâncias são tratadas" (não faz sentido).
Olá Gustavo... Verbo transitivo direto + se... é voz passiva sintética... Portanto todos elementos que seguem são sujeitos pacientes.. e como sujeito e verbo precisam concordar... todos eles vão para o plural.
Justifiquem-se as ausências
Registrem-se as devidas justificativas
Cancelem-se os registros