Prezados, Por favor, caso possível, nos ajudem com alguns esclarecimentos, acerca de construções de frases. São quatro dúvidas, relativas ao uso de vírgula. 1- Equipes especializadas e os melhores recursos médicos da região garantem suporte em saúde, para São Paulo crescer e prosperar. 2- Inovação contínua, com respeito e segurança. 3- Esse é nosso jeito de trabalhar, para uma região cada vez mais forte e próspera. 4- Ele revela caminhos e direções, muito mais que um GPS. Em todos esses casos, há colegas que argumentam que a vírgula não deve ser utilizada. E há aqueles que defendem que ela é facultativa. Porém, o autor do texto original considera a vírgula obrigatória. Quais seriam as opções corretas, nas quatro frases? Outra questão levantada, quanto à aplicação de palavras no singular ou no plural. O texto original diz: “Sedentarismo: a falta de atividades físicas regulares prejudica a produção de colesterol bom.”. Um dos revisores defende que o correto é colocar no singular: “Sedentarismo: a falta de atividade física regular prejudica a produção de colesterol bom.”. Aguardamos retorno e, mais uma vez, agradecemos pela atenção dispensada.
A oração subordinada adverbial em final de oração torna a vírgula facultativa. Se colocar, certo; se não colocar, certo também.
.....................................................................................................................................................................................................................
Inovação contínua, com respeito e segurança.
" Com respeito e segurança'' é expressão que se destaca por ser adjunto adverbial de modo. Em final de oração, a vírgula seria dispensada (ou não, seria facultativa), porém temos aí a necessidade da ênfase. Sugiro a vírgula.
........................................................................................................................................................................................................................
Esse é nosso jeito de trabalhar, para uma região cada vez mais forte e próspera
Adjunto adverbial final em fim de frase, a vírgula é facultativa.
..................................................................................................................................................................................................................
Ele revela caminhos e direções, muito mais que um GPS
Temos aí duas orações. A 2a é oração subordinada adverbial comparativa em final de frase. Portanto, a vírgula é facultativa. Sabemos que a segunda ordem é oração pois temos aí um verbo escondido pelo zeugma ( muito mais que REVELA um GPS).
CONCLUSÃO: temos aí casos de vírgula facultativa. Alguns professores 'pegam no pé' impondo x ou y. Mas os gramáticos - todos- dão as estruturas como facultativas.
Mas siga o professor, se sua nota depende dele. Faça o que ele pede. Mandou pôr vírgula coloque. Mas que são todas facultativas, são.
Boa noite!