Gostaria de saber o que faz dos versos 4, 6 e 14 do poema "psicologia de um vencido" de Augusto dos Anjos decassílabos, já que em minha contagem não consegui achar 10 silabas certinhas. Além disso, gostaria de saber quais as silabas tônicas dos mesmos versos.
Desde já agradeço!
Olá Augusto.. é um soneto decerto, composto de dois quartetos e dois tercetos.. os versos são decassílabos na sua maioria... E é aí que reside a complexidade.. Augusto dos Anjos é considerado um poeta "fora da caixa!".. A princípio ele é classificado na estética pré-modernista.. se formos pensar única e exclusivamente por uma questão temporal.. pois que não há paralelo em nenhum outro poeta de mínima semelhança com suas características estéticas.. Ele é o tipo de autor inclassificável por suas propriedades únicas. O mais próximo que podemos identificá-lo é da propriedade do sincretismo (fusão) de estilos: parnasianos, simbolistas, realistas... No caso desta métrica em alguns momentos ele cria elisões (uniões sonoras) imprevistas e de alta complexidade, tornando a contagem silábica (a escansão) peculiar e diferenciada para o que se espera de um soneto. Se eu tivesse que simplificar sua pergunta.. responderia: é Augusto dos Anjos... e ele.. é atemporal, imprevisível, e inconstante... e é por isso mesmo que é tão admirado.
Augusto, a escansão vai sempre até a última sílaba tônica do verso. O decassílabo sáfico apresenta sílabas tônicas nas posições 4, 8 e 10. Cada emissão de som - às vezes com mais de uma sílaba - constitui a sílaba poética. Veja:
V. 4 A /in/flu/ên/cia /má /dos /signos/ do zo/dí/aco.
V. 6 Es/te am/bi/en/te /m'cau/sa /re/pug/nân/cia…
V. 14 Na /fri/al/da/d(e) i/nor/gâ/ni/ca da /te/rra!
Espero tê-lo ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.