Em breve, formaremos a próxima turma, e o nosso desejo é que ao longo do tempo possamos abrir essa capacitação a todos os nossos colaboradores que desejarem aprender Libras.
Professores, uso desejarem ou desejam nesta frase?
Beatriz,
Depende. Você usará o verbo no futuro do subjuntivo (desejarem = vierem a desejar), se não souber (ainda) quais colaboradores anseiam aprender Libras; e usará no presente do indicativo (desejam), se já tiver conhecimento, feito levantamento e souber o número exato dos colaboradores que pretendem aprender Libras.
O subjuntivo é o modo da incerteza, da hipótese; o indicativo, o da certeza, da convicção.
Sugerimos que a redação do texto fique assim:
Em breve, formaremos a próxima turma, e a nossa intenção [ou pretensão] é abrir, ao longo do tempo, essa capacitação a todos os nossos colaboradores que desejarem aprender Libras.
Observações:
1. Substituímos desejo por intenção, para evitar a repetição do radical desej (desejo/desejarem).
2. Evite-se o desnecessário emprego, que virou febre, do famigerado possa/possamos. Hoje em dia é possa pra lá, possa pra cá. Estão abusando do emprego do verbo poder no presente do subjuntivo. É um verdadeiro festival. Usam a torto e a direito. É um modismo que ocorre com a língua portuguesa, em que determinadas expressões são usadas à exaustão, por pura tendência linguística, sem que se questione sua legitimidade.
Até do poder de Deus estão duvidando. Dizem: "Que Deus possa nos abençoar", quando poderiam dizer como sempre se fez: Que Deus nos abençoe, que Deus nos guarde, que Deus nos proteja, que Deus nos perdoe. É óbvio que Ele pode, todo-poderoso e onipotente que é. Basta Ele querer.
O bom redator deve ser criterioso com cada palavra e cada estrutura que usa, não se curvando aos modismos. Esse cuidado na hora de redigir é que demarca quem é copista e quem é um verdadeiro redator, aquele que, vacinado contra esses vícios linguísticos, busca se destacar na multidão de infectados pelo vírus do modismo e do texto automatizado.
Beatriz, o verbo concorda com o sujeito expresso pelo pronome relativo, que se refere a "colaboradores":
"... os nossos colaboradores que desejarem."
Possibilidade no futuro = futuro do subjuntivo
Espero tê-la ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.
A sua frase está correta e bem formulada. No entanto, para torná-la ainda mais clara e fluida, você pode considerar algumas pequenas alterações. Aqui está uma sugestão:
"Em breve, formaremos a próxima turma e nosso desejo é que, ao longo do tempo, possamos abrir essa capacitação a todos os nossos colaboradores que desejarem aprender Libras."
Nesta versão, foram adicionadas vírgulas para separar as ideias e facilitar a compreensão da frase. Além disso, foi retirada a conjunção "e" antes de "o nosso desejo" para evitar a repetição da conjunção "e" em sequência.
A forma correta seria "desejarem". Assim, a frase ficaria: "Professores, caso desejarem, formaremos a próxima turma, e o nosso desejo é que ao longo do tempo possamos abrir essa capacitação a todos os nossos colaboradores que desejarem aprender Libras." Isso porque o verbo "desejar" está condicionado à ação futura "formaremos a próxima turma", tornando adequado o uso da forma verbal no subjuntivo ("desejarem").