Foto de Fernanda O.
Fernanda há 2 anos
Enviada pelo
Site

Desta ou dessa forma?

Na frase: "O requerimento de alteração de responsabilidade técnica será exclusivamente on-line. Desta forma, o pedido ficará registrada no sistema de cadastro da empresa, dando mais credibilidade e segurança ao procedimento." O correto é "desta forma" ou "dessa forma" ?

Português
3 respostas
Professor Miguel R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 2 anos
Contatar Miguel Augusto

Fernanda, veja:

O requerimento de alteração de responsabilidade técnica será exclusivamente on-line. Desta forma, o pedido ficará registrado no sistema de cadastro da empresa, dando mais credibilidade e segurança ao procedimento.

Está correto: "desta forma" tem valor de "portanto", "assim", conjunções conclusivas.

Espero tê-la ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro. 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Envie sua pergunta

Professor José G.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 2 anos
Contatar José Macílio

Fernanda,


Embora exista a tríplice oposição isto/isso/aquilo ou este/esse/aquele, correspondentes aos advérbios aqui, aí, ali ou, no Brasil, isto e isso ou este e esse são frequentemente empregados indiferentemente. Por essa razão, ambas as formas (desta ou dessa) são admissíveis. No entanto, recomenda-se. no caso em comento, a preferência pela opção dessa forma, pelas razões a seguir expostas:


Emprega-se isto, este(s), esta(s) em referência ao que se vai anunciar ou mencionar, a algo que ainda será dito ou escrito.

Exemplos:

  • Acabam de chegar estas mercadorias: canetas, lápis e muitas caixas de gizes brancos.
  • Só lhe posso dizer isto: neste mundo nada somos.
  • Os temas abordados durante a pesquisa serão estes: meio ambiente e segurança.

Emprega-se isso, esse, essa em referência ao que já se mencionou, ao que foi mencionado antes, a algo que já foi falado ou escrito (função anafórica).

Exemplos:

  • Canetas, lápis e muitas caixas de gizes brancos, foram essas as mercadorias que chegaram.
  • Fugir aos problemas? Isso não é de meu feitio.
  • Elaboração do plano anual: foi esse o assunto discutido na reunião.
  • O ardor da juventude, esse ele perdeu.
  • Repouso e boa alimentação, esse é sempre um bom conselho. 

 

Em resumo: Quando fizer referência a algo que ainda não foi citado, deve ser utilizado o pronome “este”. Mas quando a referência for sobre algo que já foi citado antes, o pronome a ser utilizado deve ser “esse”.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Laira F.
Respondeu há 1 ano
Contatar Laira

O correto na frase que você apresentou é "desta forma." A expressão "desta forma" indica que algo está sendo feito de uma maneira específica, e "desta" concorda com o gênero feminino singular de "forma." Portanto, o uso de "desta forma" está gramaticalmente correto na frase.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora