Foto de Gabrielle J.
Gabrielle há 5 anos
Enviada pelo
Site

Diferença entre os tipos de coesão

alguém pode me explicar a diferença entre Coesão por referência, Coesão por substituição, Coesão por conjunção, Coesão Lexical e Coesão por Elipse, por favor... Tenho estudado isso e não acho diferença entre elas, por favor eu tenho prova :(
Professora Denise R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 5 anos
Contatar Denise
Sabemos que a coesão é o que dá sentido a um texto por meio de verbos bem conjugados, conectivos bem empregados, entre outros, assim a coesão por referência evita repetições de palavras (normalmente para não repetir o sujeito); a coesão por substituição retoma assunto já abordado; coesão por conjunção possibilita ligação entre as palavras, termos e frases por meio das conjunções; a coesão lexical utiliza sinônimos para que não aja repetição de palavra (diferentemente da coesão referencial); e a coesão por elipse consegue-se fazer um texto tão bem elaborado que as ideias estão conectadas sem precisar de palavras, uma vez que elipse é a supressão sem prejudicar o texto. Enfim, isso tudo dependerá muito de um excelente vocabulário para saber utilizá-lo em prol do seu texto e que o mesmo fique COESO.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professor Miguel R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 5 anos
Contatar Miguel Augusto
Gabrielle, nestas páginas você tem tudo sobre coesão: https://www.portalsaofrancisco.com.br/portugues/coesao e http://fatoresdetextualidade.blogspot.com/p/coesao-textual.html?m=1. Espero ter ajudado. At.te, prof. Miguel Augusto Ribeiro.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Thalita H.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 5 anos
Contatar Thalita
? Coesão por referência: é um dos tipos mais utilizados em um texto. Graças a ela, evitamos repetições de termos, descuido que pode tornar desagradável a leitura de um texto: Os alunos do terceiro ano foram visitar o Museu da Língua Portuguesa. Eles foram acompanhados pelos professores da escola. Em vez de: Os alunos do terceiro ano foram visitar o Museu da Língua Portuguesa. Os alunos do terceiro ano foram acompanhados pelos professores da escola. ? Coesão por substituição: são empregadas palavras e expressões que retomam termos já enunciados através da anáfora. Observe o exemplo: Os alunos foram advertidos pelo mau comportamento. Caso isso volte a acontecer, eles serão suspensos. Em vez de: Os alunos foram advertidos pelo mau comportamento. Caso o mau comportamento volte a acontecer, os alunos serão suspensos. ? Coesão por elipse: Ocorre por meio da omissão de uma ou mais palavras sem que isso comprometa a clareza de ideias da oração: Maria faz o almoço e ao mesmo tempo conversa ao telefone com a amiga. Em vez de: Maria faz o almoço e ao mesmo tempo Maria conversa ao telefone com a amiga. ? Coesão por conjunção: Esse tipo de coesão possibilita relações entre os termos do texto através do emprego adequado de conjunções: Como não consegui ingressos, não fui ao show, contudo, assisti ao espetáculo pela televisão. ? Coesão lexical: ocorre por meio do emprego de sinônimos, pronomes, hipônimos ou heterônimos. Observe o exemplo: Machado de Assis é considerado o maior escritor brasileiro. O carioca nasceu no dia 21 de junho de 1839 e faleceu no Rio de Janeiro no dia 29 de setembro de 1908. Gênio maior de nossas letras, foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor