Boa noite, professores! Acabo de ler um poemas e o mandei para meu amigo. Então a discussão surgiu, pois ele disse que há vírgula; mas não concordei.
Vejam:Amizade que constrói o relacionamento / Vem de um profundo desejo.
Ele disse que deveria haver uma vírgula pos 'relacionamento', pois, segundo ele, é separação de SUJ visto que é um periodo composto. Só que, não concordei. Ora, o que VEM de um profundo desejo? Mas ele disse que já há, no primeiro estrofe, S+V+C(S = Amizade; V = construir e C= o relacionamento)
Discutimos sobre a colocação de vírgula em outra parte do poema, a saber: Mudam as estações, e o ciclo da videira, /Não pode ser de qualquer maneira.
Nesse caso, a discussão foi sobre SUJ novamento. Ele disse que o termo em negrito é separação de sujeitos e enfase; eu, porém, acho que não deveria haver vírgula depois de "videira", pois se faz a pergunta: O que não pode ser de qualquer maneira?
Por favor, ajudem-nos! Quem está certo? Eu deveria estudar mais sobre SUJ?
Grato!
Cristian, veja:
Amizade que constrói o relacionamento / Vem de um profundo desejo. - amizade que... relacionamento = suj. oracional de "vem..."; sem vírgula.
Mudam as estações, e o ciclo da videira / Não pode ser de qualquer maneira. - vírgula após "estações" para marcar mudança de sujeitos; sem vírgula após "videira", pois "o ciclo..." é sujeito de "não pode...".
Espero tê-lo ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.