Foto de Pedro M.
Pedro há 2 anos
Enviada pelo
Site

Duas frases - aparentemente, a mesma construção.

Professores, estas duas frases me geram dúvida, pois uma diz que não flexiona com preposição que funcione como complemento de substantivo, adjetivo ou do próprio verbo principal e a outra diz que depois da preposição a é recomendável aceitar ambos os casos, mas olhando as duas frases, não consigo perceber diferença entre as duas construções. Poderiam me explicar qual a diferença entre elas?

Não se flexiona o infinitivo com preposição que funcione como complemento de substantivo, adjetivo ou do próprio verbo principal: 

O pai convenceu os filhos a voltar cedo. (vejo dois sujeitos: o pai e os filhos)

Quando o infinitivo estiver depois da preposição “a”, é o caso mais polêmico, pois há gramáticos que admitem a flexão do infinitivo e há gramáticos que não a admitem. O mais recomendável é aceitar ambos os casos, ou seja, quando o infinitivo estiver depois da preposição “a”, usa-se tanto o infinitivo flexionado quanto o não flexionado:

O rapaz ajudava as garotas a superar / a superarem suas dificuldades em Matemática. (vejo dois sujeitos: o rapaz e as garotas).

Professor Miguel R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 2 anos
Contatar Miguel Augusto

Pedro, exatamente. No caso de opção, escolha a que soa melhor e não dá margem a ambiguidade. Nesses casos, eu não o flexionaria, pois a flexão é desnecessária:

O pai convenceu os filhos a voltar cedo. - se o pai convenceu alguém a fazer algo, só pode ser "os filhos" "a voltar"; X convencer Y a fazer Z

O rapaz ajudava as garotas a superar suas dificuldades em Matemática. - idem; o infinitivo só pode se referir a "garotas" X ajudar Y a fazer Z

Mas: 

"

Quando os sujeitos da oração principal e do infinitivo são diferentes. Nesse caso, não há escolha, o infinitivo vai concordar (flexionar) com o seu sujeito.

Exceção: com os verbos ver, ouvir, sentir, mandar, fazer, a flexão do infinitivo é facultativa mesmo com sujeitos diferentes. Em geral, não se flexiona.

Esta é a última sessão de debates antes de os senadores votarem a proposta (sujeitos diferentes)." - Em: https://www12.senado.leg.br/manualdecomunicacao/estilos/infinitivo-flexionado#:~:text=Quando%20os%20sujeitos%20da%20ora%C3%A7%C3%A3o,facultativa%20mesmo%20com%20sujeitos%20diferentes.

Espero tê-lo ajudado. 

At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.

 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tire dúvidas com IA
Resposta na hora da Minerva IA
Enviar dúvida
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa