Vamos revisar e responder a cada uma das suas dúvidas de língua portuguesa:
Elas estão perto de mim é a sentença correta. A palavra "perto" é invariável, não muda para "pertas".
As casas são perto daqui é a frase correta. Novamente, "perto" é invariável.
O incentivo àquele jovem é crucial é a forma correta. O uso da preposição "a" seguida do artigo "aquele" exige a crase, formando "àquele".
Você sabe sobre o aumento de 10% de incentivo à titulação? é a forma correta. A utilização da preposição "a" seguida do artigo "a" pede crase, resultando em "à".
A palavra "itens" não forma um hiato porque "itens" é uma paroxítona (sílaba tônica é a penúltima) e termina em "ens". Não há necessidade de acento nesse caso.
Ele foi lá na cozinha! é a forma correta. Não há necessidade da crase porque "cozinha" é um substantivo feminino que não requer preposição neste caso específico.
Esta gestão é igual à gestão do ano passado é a sentença correta. A presença da preposição "a" seguida do artigo "a" indica a necessidade de crase.
A cor da camisa é meio laranja é a forma correta. "Meio" aqui funciona como advérbio, modificando "laranja". Plural: meios laranjas.
Esta lei explica por que, por exemplo, o sistema é assim é a forma correta. Neste caso, "por que" inicia uma pergunta indireta (motivo ou razão).
Por que todos têm direito à liberdade! é a forma correta. Usa-se "por que" para iniciar a pergunta e "têm" no plural do verbo "ter". O "à" enfatiza a junção da preposição "a" com o artigo "a".
Espero que estas respostas tenham esclarecido suas dúvidas!
Oi Diames,
1 - Elas estão perto de mim. Nunca muda!
2 - As casas são perto daqui. Nunca muda!
3 - O incentivo àquele jovem é crucial. (...) para aquele = àquele
4 - Você sabe sobre o aumento de 10% de incentivo à titulação? (...) para a titulação? = à titulação?
5 - A palavra itens não tem acento porque é uma paroxítona terminada em "ens", mas a palavra itens não seria um hiato? Hiato é o encontro de duas vogais numa palavra, cada uma pertencendo a uma sílaba diferente, por exemplo: saúde (sa-ú-de), moeda (mo-e-da), saída (sa-í-da), coelho (co-e-lho).
6 - Ele foi lá à cozinha! (...) para a cozinha = à cozinha.
7 - Esta gestão é igual à gestão do ano passado. Esta gestão é igual ao problema do ano passado.
Diames, aprenda esta regra prática de crase:
Substitua a palavra feminina antes da qual aparece o a ou as por uma masculina. Caso o a(s) se transforme em ao ou aos, ocorre crase: fui apresentado à professora - fui apresentado ao professor / atenta às modificações - atenta aos transtornos / junto à parede - junto ao muro.
8 - A cor da camisa é meio laranja ou meia laranja e o plural seria: meio laranjas ou meia laranjas?
O plural da frase "A cor da camisa é meio laranja" seria: "As cores das camisas são meio laranja."
Explicação:
Então, a frase correta no plural é "As cores das camisas são meio laranja."
9 - Esta lei explica por que, motivo por exemplo, o sistema é assim.
"Por que" (separado e sem acento) é utilizado em perguntas ou em frases que indicam motivo, razão ou causa. Neste caso, "por que" está sendo usado para introduzir a explicação do motivo pelo qual o sistema é como é.
10- Por que todos têm direito à liberdade!
Use tem, sem acento, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Use têm, com acento circunflexo, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo. Esse mesmo fato ocorre também com o verbo “vir”: Eles vêm da casa da avó.
Diames, posso responder a uma dúvida pontual sua.
At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.