A palavra inadequada foi formada pelo acréscimo do prefixo in, indicando negação ou oposição. A palavra que não apresenta um prefixo de igual valor está na alternativa:
A - incidência
B - inflexível
C - inerte
D - inacreditável
Qual a resposta e por quê? Desde já agradeço.
A única palavra das opções, em que o prefixo in- não indica negação ou oposição, mas superposição, é a da letra A – incidência.
Nos vocábulos inadequada, inflexível, inerte e inacreditável, tem-se o prefixo latino in-, com o significado de negação, privação. Outros exemplos de vocábulos em que figura o prefixo in- com a mesma acepção: inativo, incapaz, incerteza, indecente, inútil, inválido. Possui ainda as variantes i- (ilegal, ilícito, imoral), ir- (irreal, irregular, irrefutável, irresoluto) e im- (impróprio, impuro, imutável, impossível).
INFLEXÍVEL (de in + flexível) = Que não é flexível, que não se dobra, não maleável, intransigente. Do latim inflexibilis: in- = não + flexibilis = flexível.
INERTE = Imóvel, sem vida, sem energia. Do latim iners, inert- = sem atividade: in- = sem + -ers-, de ars, art- = atividade, habilidade.
INACREDITÁVEL (De in + acreditável) = Em que não se pode acreditar, que não merece crédito, incrível; inimaginável, inconcebível. Da raiz do particípio passado latino credere = acreditar, crer, confiar, dar crédito.
INCIDÊNCIA = Qualidade ou caráter do que é incidente, ação de incidir, recair. Do latim medieval incidentia, particípio presente neutro plural de incidere = cair em.
Em incidência está presente o prefixo e preposição latina in-, com o significado de 'em, a, sobre; superposição; aproximação; transformação'. Tem, em português, valor intensivo, de movimento para dentro, de repouso, de permanência, de direção, de tendência: imergir, imigrar, imitir, impelir, importar, influir, ingerir, injetar, inalável, inaugurar, incidir, incitável, incorrer, incriminar, indigitar, inferência, informar, inspirar, intumescer, inundação.
--------------------------
Fontes pesquisadas:
Incidência se refere a uma termo sem negação ou oposição prefixada. O prefixo "in" é normalmente utilizado para denotar negação, mas não é o caso da palavra Incidência, que é um termo utilizado para descrever ocorrência de algo.
Letra C. Inerte.