Tenho algumas dúvidas sobre pronome reflexivo recíproco.
Alguns sites falam sobre a substituição utilizando "um ao outro", mas tive dúvidas nesses seguintes casos:
- "Os boxeadores enfrentaram-se no ringue"
Na frase, dá-se a ideia de se ter um embate, no qual não se haveria dúvida sobre a reciprocidade. Um boxeador enfrenta o outro enquanto seu adversário também o enfrenta. No entanto, ao substituir por "um ao outro", a frase não soa bem:
- "Os boxeadores enfrentaram um ao outro no ringue"
Ao meu ver, a frase soaria melhor se substituíssemos o termo por "um contra o outro" ou "um com o outro". Também teríamos uma frase mais fluida se substituíssemos o verbo por "brigar":
- "Os boxeadores brigaram-se no ringue" = "Os boxeadores brigaram um contra/com o outro" ou "Os boxeadores brigaram entre si".
Em suma, embora haja essa possibilidade, o SE permanecerá sendo pronome reflexivo recíproco? Obrigada!
Boa tarde, Natália.
Existem duas possíveis funções sintáticas para os pronomes reflexivos recíprocos dentro de uma oração: objeto direto e objeto indireto.
Voltando à sua dúvida, o verbo enfrentar não exige complemento preposicionado, logo "quem enfrenta, enfrenta algo/alguém", por isso podemos substituir a oração em questão por: Os boxeadores enfrentaram um ao outro no ringue.
No caso do verbo brigar, há a exigência por um complemento preposicionado, portanto "quem briga, briga com algo/alguém ou briga por algo/alguém", por isso não podemos colocar a expressão "um contra o outro". Observe que há um objeto direto na expressão "um contra o outro" - esse "um" em negrito - e, se fôssemos substituir o complemento desse verbo, seria algo como "os boxeadores brigaram com/por algo/alguém" (veja que não há espaço para um objeto direto).
Quanto ao uso do "se" em "os boxeadores brigaram-se no ringue", veja que, ao dizer "os boxeadores brigaram", a ideia de reciprocidade já está implícita, pois os boxeadores só podem ter brigado entre si (visto que não há um complemento explícito para o verbo brigar nesse caso), logo o uso do "se" nessa oração torna-se pleonástico, sendo classificado como partícula de realce.
Natália,
o assunto aqui é regência verbal. Enfrentar é verbo transitivo direto, liga-se diretamente ao complemento, isto é, sem preposição. Enfrenta-se alguém, não contra alguém, nem com alguém. Brigar é transitivo direto e rege a preposição com - briga-se com alguém.
Formas corretas: Os boxeadores brigaram no ringue. Os boxeadores brigaram. O boxeador A brigou com o boxeador B.
Espero ter ajudado.
Elisa