Qual seria o correto? BOM DIA CLÁUDIA, TUDO BEM? ou BOM DIA, CLÁUDIA, TUDO BEM?
A forma correta é "BOM DIA, CLÁUDIA, TUDO BEM?" Ao utilizar uma saudação diretamente a alguém em uma frase, coloca-se uma vírgula entre a saudação e o nome da pessoa para destacar o vocativo, que é o uso do nome na frase. Ou seja, o correto é usar vírgulas para separar o vocativo "Cláudia" do restante da saudação.
Bom dia!
Vocativo é aquele elemento (palavra ou locução) com que nos dirigimos ao ouvinte ou ao leitor chamando-o. A vírgula que separa o vocativo do restante da oração é obrigatória.
SENDO ASSIM, o correto é: "BOM DIA, CLÁUDIA, TUDO BEM?"
Gustavo, o adequado é: Bom dia, Cláudia, tudo bem?
Ou
Bom dia, Cláudia
Tudo bem?
Espero ter ajudado.
At.te, prof. Miguel Augusto Ribeiro.
Há que considerar,também, a intenção do falante. Ele pode modular a ordem da frase. E, com isso, dar outro(s) sentidos.
Bom dia! Cláudia, tudo bem?
Aí podemos compreender que o 'tudo bem' não é apenas a expressão da função fática da linguagem, ou seja, a que estabelece a comunicação, checa o canal, analisa se está funcionando. Perceba que, quando você encontra a vizinha chata no elevador e lhe pergunta se está tudo bem, não o faz porque deseje de fato saber se ela está bem. É apenas vontade de estabelecer uma comunicação.
Mas na frase aí em cima, a que coloquei, poderá haver nela uma vontade por parte do emisor da linguagem de, de fato, querer saber da vida de Claúdia. Decerto, ele foi padrasto dela e... soube que ela tentou se matar. Por isso, ao perguntar se tudo está bem, quer saber da vida dela.
Essas novas intenções do falante ( estude isso, ache no Google, pois ajuda na Interpretação de Textos) darão novos modos de pontuar uma mesma frase.
Bom dia, hoje o sol brilha.
Bom dia, Gustavo, tudo bem?
A resposta correta é: Bom dia, Cláudia, tudo bem?
O vocativo, (palavra ou expressão utilizada para invocar/chamar), sempre aparecerá, na oração, isolado por vírgula.
Espero que tenha colaborado com sua dúvida!
Abraços!
Tatiana Veronezzi
Como trata-se de um vocativo, o correto é: Bom dia, Cláudia, tudo bem?