Ontem me aconteceu uma situação que me deixou com dúvida referente à utilização de “já saímos”. Minha cunhada veio à minha casa e, ao chegar, buzinou e mandou a seguinte mensagem: cheguei!. Em resposta e na pressa, enviei a mensagem: já saímos. O que quis dizer foi que já iríamos sair, para que ela aguardasse um pouco. Porém, ela entendeu que já havíamos saído de casa e foi embora. Sei que há outras formas de se dizer “já saímos”, como “já já saímos”, “já estamos saindo”, “já vamos sair”… mas a forma como me expressei gerou dúvidas nela e também no meu marido quando ele viu a mensagem. Eu respondi de forma errada?
Andrea, ela entendeu que já haviam saído, pois usou o pretérito perfeito.
Poderia ter escrito: já estamos saindo / indo, saindo / indo - presente contínuo, gerúndio.
A clareza evita ruído de comunicação.
Espero tê-la ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.
Olá Andrea... Julgo que a ambiguidade ultrapassa o tempo verbal. Ela é original da contextualização, ou seja da situação de comununicação. Um simples maior detalhamento evitaria a duplicidade de sentido. Faltaram referências no enunciado. Sobre esta questão, por vezes, ao analisarmos linguagem, esquecemos que o "texto", quando está vivo na realidade, é "discurso"... comunicação em atuação. Contexto é elemento social na comunicação. Já esteve atenta naquela afirmação "esta fala está descontextualizada".... Entendeu? Por exemplo, para você explicar o sentido que quis passar... precisou descrever toda a situação para nós.
Olá, Andrea!
Neste caso, o erro se deu na utilização do tempo verbal. Ao dizer "já saímos" a frase foi colocada no pretérito perfeito, como a sua intenção era dizer que já iria sair, a frase deveria ser colocada no futuro do presente, por exemplo, "já sairemos".
Espero ter ajudado.