Professores, estas três frases me causam dúvida. Devo ou não flexionar?
I - Os carros demoraram para parar/pararem (seria parar já que demoraram está no plural?)
II -Demorou para os carros pararem (concorda com demorou ou com carros?)
III - Demorou para parar/pararem os carros (se o verbo parar vem antes de carros, devo usar parar ou pararem?)
Existe alguma diferença de flexão quando escrevo no exemplo II e no III?
Eliza, veja:
I. ... demoraram a/para parar - não se flexiona o infinitivo com preposição que funciona como complemento de substantivo, adjetivo ou verbo principal.
II. Demorou para eles pararem = para que parassem; infinitivo flexionado, pois há sujeito expresso e equivale a uma ação de um tempo do indicativo ou subjuntivo.
III. Idem a II, somente com inversão de verbo e sujeito.
Espero tê-la ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.
Eliza,
O verbo demorar, quanto ao regime, pode ser transitivo direto, transitivo indireto, transitivo direto e indireto, intransitivo e pronominal.
Quando transitivo ou pronominal, os gramáticos e dicionaristas recomendam que as preposições que ele deva reger sejam “a” e “em”. A preposição para só deve ser utilizada em frases como as abaixo, casos em que ela indica finalidade, e pode ser substituída por a fim de:
No exemplo I, em que o verbo demorar é transitivo indireto, com o significado de levar tempo, tardar, custar, a construção recomendável é:
Os carros demoraram a parar (com o verbo demorar regendo a preposição a e o verbo parar no infinitivo impessoal ou não flexionado). Nessa frase, os carros é sujeito de demoraram a parar e parar, objeto indireto de demoraram.
Outros exemplos:
No segundo e terceiro exemplos, o verbo demorar deve ficar mesmo no singular e o verbo parar, no plural.
No segundo e terceiro exemplos, o verbo demorar é intransitivo e tem sujeito oracional (para os carros pararem houve demora = para que os carros parassem houve demora), razão pela qual fica no singular. O verbo parar deve ficar no plural concordando com o sujeito carros, não importando a ordem em que esteja o sujeito ou o verbo, ou seja, se o verbo parar vem antes ou depois de carros.