Bom dia, Estou com uma grande dúvida sobre a frase: Amigos, a vida te mostra quem eles são Nessa frase os termos depois da vírgula funcionam como aposto do termo Amigos? Fiz essa frase com o intuito de dizer que amigos é mostrado pela vida. E não com o intuito de chamar, evocar uma pessoa ( amigo). Gostaria de saber se estou certa em pensar que a frase depois da vírgula é esclarecedora do termo amigo e logo, aposto
Nessa oração, "Amigos" é aposto anafórico de "eles".
Volto depois, preciso explicar melhor.
AMIGOS É APOSTO E NÃO, VOCATIVO.
VOLTO MAIS TARDE.
Resolverei com tempo, hoje mais tarde.
O 'lhe' refere-se a uma pessoa, a você ou a ele/ela. É LHE mesmo e não, lhes.
.................
VAMOS LÁ.
Oração Principal: a vida te mostra
Oração subordinada substantiva objetiva direta justaposta ( pois não começa com conjunção integrante e sim com 'quem') quem eles são ( amigos pode ficar subentendido).
Coloquemos em ordem direta a segunda oração e teremos: " eles ( sujeito) são ( verbo de ligação) quem ( predicativo do sujeito)
Repare que o predicativo do sujeito aí aparece como um 'quem' que não é necessariamente um adjetivo; mas que aponta para um, o 'amigos'.
Perceba que o 'amigos' que surge no começo do período e de certa forma parecendo um anacoluto ( ver em figuras de linguagem, esses termos soltos, que em sintaxe não cabem)... Repito: o amigos equipara-se a quem. O que isso significa? Que amigos e quem terão a mesma função e que, portanto, um deles será APOSTO.
Aposto, veja no Google, há vários tipos de aposto. Esse, ainda que não pareça, é o explicativo, pois deixa evidente quem é o quem. Entendeu?
A vírgula é correta pois delimita bem o aposto até porque inicia o período até quebrando ainda que corretamente a ordem direta da oração.
Espero que tenha entendido.
Quando ao 'lhe' ele fica no singular sim. Pois não se refere a amigos.
ACONSELHO QUE ESTUDE TIPOS DE APOSTO; FIGURAS DE CONSTRUÇÃO E NELAS O ANACOLUTO.
ESTÁ TUDO CERTINHO. NÃO ERRA QUEM ESCREVE ASSIM COMO APARECE NA CONSTRUÇÃO QUE VOCÊ NOS ENVIOU.
Boa tarde, Ana Paula. No caso, "amigos" é aposto anáforico de "eles". Outro exemplo seria: Férias, é disso que preciso. Espero ter ajudado.