Frase: Vários anos depois, a revi e comecei a amá-la como irmã. Algum tempo depois, eu a vi tomando banho no Tibre, lhe estendi a mão e ajudei a sair do rio.
A pergunta que vos faço é esta: Aprendi, na colocação pronominal, que não se pode começar as frases com pronome obliquo. Portanto, "a revi" e "lhe estendi", estão corretas? Por quê?
2 - Não é proibido usar enclise nestas ocasiões: precisAM-SE? Isto é, o uso de enclise em sufixos terminados "EM,AM" não é errado?
Agradeço desde já e um ótimo dia para todos! :)
1- Não, o mais adequado, segundo a norma padrão, seria o uso da ênclise, pois não há nenhuma palavra que "puxe" o pronome para antes do verbo. Dessa forma, o verbo irá iniciar a frase.
2 - Não há nada que impeça o uso de ênclise nesse caso. Se o verbo estiver no início da frase, será posto o pronome após o verbo, assim como na primeira questão.
Obs. o fim da palavra não é, necessariamente, um sufixo.
Pedro, interessante que você fala/escreve português de Portugal, pois usa "vos", cujo uso abandonamos e trocamos por "vocês". Veja:
1. ..., revi-a e ... - início de frase, use a ênclise.
2. ... depois, eu a vi tomando banho ... - correto, opcional, pode ficar antes ou depois do verbo quando houver sujeito explícito antes do verbo. Aqui é importante usar a próclise, pois na ênclise teríamos "vi a" - cacofonia que confunde com o imperfeito "via".
3. --- , estendi-lhe a mão e ajudei-a a sair do rio. - idem ao item 1.
4. Precisa-se de - na presença de verbo na 3.ª pessoa do singular que seja intransitivo, transitivo indireto ou de ligação, acompanhado de "se", há Índice de Indeterminação de Sujeito. "Levantou-se mais cedo do que os outros dias.
Mas: Aprendem-se três línguas com este professor. - VTD + se - concorda com o sujeito.
Espero ter ajudado. At.te, prof. Miguel Augusto Ribeiro.