Nesta frase: . Sob esse prisma, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2023, havia cerca de 23 milhões de brasileiros excluídos digitalmente, cidadãos que não usavam a internet por não TER/TEREM condições de pagá-la.
Qual a forma correta do verbo ter e por quê?
Obrigada desde pela ajuda!
Damiana,
Apesar de ser facultativo, via de regra, flexionar o infinitivo por ter o mesmo sujeito (cidadãos) do verbo anterior (usar), é preferível, no presente caso, enfatizar o sujeito, ou seja, usar o infinitivo flexionado/pessoal (...cidadãos que não usavam a internet por não terem condições de pagá-la), por ser a tendência de uso, o emprego mais frequente, a forma mais natural, e por deixar a presente frase, a nosso ver, mais harmoniosa, além de ressaltar a condição financeira precária do sujeito: cidadãos (por não terem condições de pagá-la).
A forma correta do verbo é "ter".
Na frase em questão, o verbo "ter" concorda com o pronome "não" que está antes dele, e não com o sujeito "cidadãos". O pronome "não" está no singular, portanto o verbo também deve concordar no singular, sendo assim, a forma correta é "ter".
A flexão é opcional
Oi, Damiana!
A flexão é facultativa, mas é preferível flexionar o infinitivo para concordar com o sujeito do verbo usar (cidadãos): cidadãos que não usavam a internet por não terem condições de pagá-la.