Foto de Renata D.
Renata há 5 anos
Enviada pelo
Site

Estou com duvida de como fazer resenha de um artigo

Boa tarde

 

Preciso fazer uma resenha sobre  o artigo . Sucessão nas Fazendas Familiares: Problemas e desafios dos autores OLIVEIRA, Walber Machado; FILHO, José E.R. Vieira.

Não sei nem por onde começar ja assisti videos mas não entendi.

gostaria de um ajuda 

Português Geral Ensino Superior
2 respostas
Professor Miguel R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 5 anos
Contatar Miguel Augusto

Renata, veja: 

Na resenha acadêmica crítica, os oito passos a seguir formam um guia ideal para uma produção completa:

  1. Identifique a obra: coloque os dados bibliográficos essenciais do livro ou artigo que você vai resenhar;
  2. Apresente a obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado;
  3. Descreva a estrutura: fale sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo;
  4. Descreva o conteúdo: Aqui sim, utilize de 3 a 5 parágrafos para resumir claramente o texto resenhado;
  5. Analise de forma crítica: Nessa parte, e apenas nessa parte, você vai dar sua opinião. Argumente baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparações ou até mesmo utilizando-se de explicações que foram dadas em aula. É difícil encontrarmos resenhas que utilizam mais de 3 parágrafos para isso, porém não há um limite estabelecido. Dê asas ao seu senso crítico.
  6. Recomende a obra: Você já leu, já resumiu e já deu sua opinião, agora é hora de analisar para quem o texto realmente é útil (se for útil para alguém). Utilize elementos sociais ou pedagógicos, baseie-se na idade, na escolaridade, na renda etc.
  7. Identifique o autor: Cuidado! Aqui você fala quem é o autor da obra que foi resenhada e não do autor da resenha (no caso, você). Fale brevemente da vida e de algumas outras obras do escritor ou pesquisador.
  8. Assine e identifique-se: Agora sim. No último parágrafo você escreve seu nome e fala algo como “Acadêmico do Curso de Letras da Universidade de Caxias do Sul (UCS)”

Na resenha acadêmica descritiva, os passos são exatamente os mesmos, excluindo-se o passo de número 5. Como o próprio nome já diz, a resenha descritiva apenas descreve, não expõe a opinião o resenhista.

(https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1724391/mod_folder/content/0/Como%20fazer%20uma%20resenha.doc?forcedownload=1)

 No item 4, resuma o artigo. O mais fácil é fazer resumo de cada seção do artigo:

FAZENDAS FAMILIARES: CONCEITO

NATUREZA E OBJETIVOS DAS FAZENDAS FAMILIARES 

A SUCESSÃO COMO UM PROCESSO

ASPECTOS CRÍTICOS DO PROCESSO SUCESSÓRIO 

Se precisar, entre em contato que faço um pacote de aulas para você tirar suas dúvidas e escrever uma excelente resenha. Meu perfil é: https://profes.com.br/miguel.augusto.

Espero tê-la ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.  

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professora Sarah F.
Respondeu há 5 anos
Contatar Sarah
A união entre família e negócios nem sempre é fácil, mas é muito comum em todas as regiões do Brasil, passando entre gerações, os ideais empresariais se modificam, e por muitas vezes são descontinuados, seja por falta de preparo dos sucessores ou fatores externos. Observando esse ponto, a importância de trabalhar na sucessão de líderes fica mais evidente, a fim de manter todo um sistema econômico e social. A observância da necessidade de sucessão, deve ter início antes que sua urgência seja sentida. Todo planejamento consiste em etapas, que são monitoradas e ajustadas, conforme as mudanças de cenários que o mercado apresenta, sempre objetivando o preparo em diversos momentos do negócio. A escolha do sucessor É importante frisar que esse processo envolve muito as questões emocionais, ou seja, é comum famílias entrarem em conflito quando se fala em sucessão familiar. Para resolver isso, é interessante que alguém fora do convívio (pode ser um profissional especializado contratado), seja chamado para fazer essa análise, distribuindo entre os possíveis herdeiros as devidas funções. A medida que essas ações forem sendo desenvolvidas, será possível observar quem entre os herdeiros possui maior facilidade para a gestão da empresa, fazendo os devidos ajustes. O planejamento deve estar composto em períodos como: curto, médio e longo prazo, considerando toda a sistemática de gestão já existente, analisando os cenários internos e externos. Isso garantirá transferência do patrimônio sem custo tributário, mantendo o poder decisório e a livre administração dos bens por parte do sucedido, quando for necessário. Gestão compartilhada Gestão compartilhada do negócio Não podemos esquecer que esse processo é transitório, tendo melhores resultados com a presença do atual detentor da empresa (dono), sua vivência à frente do negócio poderá ser compartilhada e desenvolvida com o sucessor. A experiência profissional e de vida de quem atuou fortemente para alavancar os resultados da empresa como dono, é sem dúvida um capital intelectual muito valioso e quando aliado com as novas ideias e a vontade de aprender e de vencer do sucessor, torna o processo de sucessão muito mais rico e exitoso. Para o bom resultado da sucessão familiar, o dono do negócio e seu sucessor devem andar lado a lado, respeitando o perfil e as características um do outro e extraindo o melhor dessa vivência, dessa transição do negócio

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa