Foto de Felipe S.
Felipe há 6 anos
Enviada pelo
Site

Exista ou existam

Prezados, o certo é: Eu não duvido que os dois exista ou eu não duvido que os dois existam? Grato!
Português Ensino Fundamental Geral Pré-Vestibular Geral Geral Ensino Médio Ensino Superior Adultos ENEM Geral Reforço escolar
3 respostas
Professor Miguel R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 6 anos
Contatar Miguel Augusto

Felipe, o correto é "Eu não duvido que os dois existam". Com expressões que indicam dúvida, use o presente do subjuntivo. Que eu compre / tu compres / ele compre / nós compremos / eles comprem. Que eu insista / tu insistas / ele insista / nós insistamos / eles insistam. Espero ter ajudado. At.te, prof. Miguel Augusto Ribeiro.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Envie sua pergunta

Professora Marília R.
Respondeu há 6 anos
Contatar Marília

Boa tarde, Felipe. O correto é a segunda opção- Eu não duvido que os dois existam. Por quê? Porque o sujeito está no plural - dois-, o que leva o verbo a se flexionar no plural, a fim de fazer a concordância verbal correta. Volte sempre!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor José M.
Respondeu há 6 anos
Contatar José
O verbo existir nesse caso deve obrigatoriamente concordar com a palavra dois, ou seja, deve estar no plural! Ao mesmo tempo que o verbo "duvido" deve concordar com o sujeito "eu", na primeira pessoa do singular. Abraços!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App
Escaneie o QR Code para baixar