"As crianças estão sendo expostas a telas" Esse a tem crase?
A frase "As crianças estão sendo expostas a telas" não usa crase. O uso da crase acontece diante de palavras femininas que pedem a preposição "a", geralmente acompanhadas de um artigo feminino.
No caso dessa frase, "telas" é uma palavra feminina, mas não leva artigo. A expressão "expostas a" indica que as crianças estão sendo "colocadas em contato com" as telas, e não se refere a uma ideia que exija artigo. Assim, a forma correta é sem crase: "expostas a telas".
Portanto, a resposta é: não tem crase.
Lizia, está adequado. Para haver crase, é necessário haver artigo definido feminino, singular ou plural:
expostas às telas de aparelhos
expostas à tela do computador
Nesse caso, há somente preposição, muito comum diante de palavras no plural:
expostas a telas / situações / intempéries etc.
Espero tê-la ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.
As crianças estão sendo expostas a + as telas =
1) As crianças estão sendo expostas a telas
2) As crianças estão sendo expostas às telas.
Nesse caso, são duas opções, em uma delas há a contração da preposição a + o artigo feminino plural "as", o que cria a crase "às". Na outra opção, fica somente a preposição, sem que ela se junte ao artigo. Dessa forma, se a pergunta é se é "a" (preposição) ou "à" (a +a), só teremos "a".
Observação 1: Sempre que a palavra depois da crase for feminina plural, so haverá esta forma de crase "às".
Observação 2: SE a palavra for masculina (plural ou singular) NUNCA haverá crase. Haverá, no entanto, a, ao, aos. Expostas ao celular. Expostas aos celulares. Expostas a celulares.
Sim tem crase porque é uma palavra feminina a frase fica assim as crianças estão sendo expostas às telas