15 minutos FAZ a diferença ou 15 minutos FAZEM a diferença?
O verbo deve concordar com o sujeito. O sujeito é "quinze minutos", plural, portanto o verbo deve estar no plural: Quinze minutos fazem a diferença.
Elisa Andrade
Quando o assunto é o emprego do infinitivo flexionado, no seu caso "fazer", é desnecessário fazer a flexão de número, porque na concordância verbal o verbo se flexiona para concordar com seu sujeito.
NESTE SENTIDO, o que temos são locuções verbais, ou seja, construções em que o segundo verbo está subordinado ao primeiro (veja-se presença da preposição, que estabelece essa relação).
Ocorre, entretanto, que cada verbo da locução se refere a um ser distinto e é aí que se instala a dúvida: o segundo verbo da locução deve sofrer concordância? Em princípio, não, dado que é o primeiro verbo que, por assim dizer, “comanda” a construção.
ASSIM, há quem defenda a correção das construções desse tipo em que o infinitivo é flexionado e há quem defenda que não é flexionado.
fica a seu critério de estilística, flexionar, sobretudo, nas situações em que essa ênfase se fizer necessária ou desejável.