A frase: "Eu era grande demais para você" é uma metonímia?
Sidileide, a metonímia é a "transposição de significados, considerando parte pelo todo, autor pela obra" etc. Leia mais: https://www.portugues.com.br/gramatica/metonimia.html .
Eu diria que seu exemplo é, sim, uma metonímia de concreto - altura - pelo abstrato - qualidade moral/ética/intelectual. O contexto é sempre importante para esclarecer o sentido e a intenção da/do autora/autor.
Saiba mais: https://rockcontent.com/br/talent-blog/figuras-de-linguagem/ .
Espero tê-la ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.
Olá, Sidileide. Tudo bem? Sua dúvida é pertinente e merece muita atenção.
O seu questionamento foi: [A frase: "Eu era grande demais para você" é uma metonímia?]
Para responder, precisamos compreender o que é a metonímia.
A metonímia é uma figura de linguagem caracterizada pela substituição de um termo por outro, desde que haja uma relação entre eles. Sendo assim, podemos ter substituição, entre outros casos, do autor pela obra; do possuidor pelo possuído; do efeito pela causa; do inventor pelo invento; do produto pela marca; do concreto pelo abstrato.
Sabendo que a expressão "grande demais para você" não se encaixa em nenhuma dessas hipóteses, podemos concluir que não se trata de uma metonímia.
Vale salientar que não houve substituição de um termo concreto por um abstrato como poderia ser suposto, visto que, a palavra "grande" pode se referir tanto à uma qualidade ética (abstrato) quanto à uma noção de altura ( que também é um termo abstrato, pois depende da existência de outro ser para existir. Para se falar da altura de alguém ou de algo, é necessário que esses existam, certo?).
Do que se trata, então, a expressão "grande demais para você"? Corresponde a alguma figura de linguagem? Qual?
Sim. Na frase abordada, temos duas hipóteses a depender da intenção do enunciador.
Se o enunciador da frase se referia à altura de dois indivíduos, é possível afirmar que estamos diante da figura de linguagem de comparação.
Se o enunciador usou a expressão "grande demais para você" para se referir à diferença de caráter entre os dois indivíduos, temos duas figuras de linguagem: uma é a comparação, pelo mesmo motivo da análise anterior; a outra é a catacrese. A seguir, vamos entender um pouco mais sobre essa última:
A catacrese é uma figura de linguagem bastante presente em contextos informais. Através dela, é possível usar um termo para expressar um significado diferente do original. Assim, através do reforço intenso da oralidade, a palavra adquire sentido para facilitar a comunicação do dia a dia.
Por exemplo, quando falamos de "céu da boca", estamos nos referindo ao palato. Ao falarmos "raiz do problema, nos referimos à sua origem. Usamos também "quarentena" no sentido de 'isolamento' e, não só, para expressar '40 dias'.
Espero ter contribuído com seu aprendizado. Bons estudos!